Notícias Encham os depósitos. Preço dos combustíveis sobe na próxima semana

Combustíveis

Encham os depósitos. Preço dos combustíveis sobe na próxima semana

Após três semanas de descidas no preço dos combustíveis, tanto o gasóleo como a gasolina vão voltar a subir no início da próxima semana.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Se nesta semana vimos o preço dos combustíveis descer para níveis que não se viam desde há dois anos (2021), na próxima segunda-feira (15 de maio) veremos a trajetória ser invertida.

De acordo com o Eco, citando fontes do setor, o preço médio do gasóleo deverá subir três cêntimos por litro, enquanto o da gasolina deverá subir 3,5 cêntimos.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Assim, quando for abastecer na próxima segunda-feira, o preço médio do gasóleo simples deverá estar nos 1,43 €/l, enquanto o da gasolina simples 95 deverá ascender aos 1,643 €/l. Estes valores foram calculados tendo como referência os indicados na última quinta-feira (11 de maio) pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). E já inclui os descontos das gasolineiras.

Naturalmente, os preços ao consumidor poderão sofrer variações, dependendo do posto de combustível onde abastece.

Quanto é o «desconto fiscal»?

Mais uma vez, o preço dos combustíveis continua a ser influenciado pelas medidas extraordinárias de redução fiscal.

No início deste mês de maio estas medidas foram revistas e reduziram o «desconto fiscal». Assim, a redução da carga fiscal sobre os combustíveis é de 30 cêntimos por litro no gasóleo e 31,6 cêntimos por litro na gasolina.

Fonte: Eco