Notícias Gasóleo e gasolina estão mais caros esta semana

Combustíveis

Gasóleo e gasolina estão mais caros esta semana

Tal como previsto na semana passada, houve uma pausa na descida dos preços dos combustíveis e tanto a gasolina como o gasóleo já aumentaram.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

As últimas semanas mostraram-nos um momento de menor pressão no que diz respeito ao preço dos combustíveis. Mas ontem, dia 15 de maio, a tendência inverteu-se e os valores voltaram a aumentar, tal como previsto no final da semana passada.

De acordo com fontes do setor e através de informações reveladas pelo ECO, o preço médio do gasóleo simples está agora em 1,425 €/l e a gasolina em 1,637 €/l. Ou seja, o aumento do gasóleo no início desta semana foi de 2,6 cêntimos e o da gasolina de três cêntimos.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Como habitual, todos estes valores foram calculados com referência nos números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes já incluem os descontos aplicados pelas gasolineiras.

Se olharmos para os valores indicados pelo site Mais Gasolina encontramos as variações nas principais gasolineiras (sem descontos). Assim na Galp, verificamos um aumento do gasóleo simples em 2,7 cêntimos por litro enquanto na gasolina esse aumento foi de quatro cêntimos.

Na BP verificou-se um aumento no gasóleo simples de três cêntimos por litro e de 3,5 cêntimos na gasolina. Por fim, na Repsol, o gasóleo subiu 2,8 cêntimos por litro e a gasolina 3,5 cêntimos.

Como andam os «benefícios fiscais»?

Os preços dos combustíveis em Portugal continuam a ser influenciados pelas medidas extraordinárias de redução fiscal. Sendo que estas voltaram a ser atualizadas no início deste mês e vão estar em vigor até ao final de maio. Nessa altura, serão novamente revistas.

Desta forma, a redução da carga fiscal sobre os combustíveis é atualmente de 30 cêntimos por cada litro de gasóleo e de 31,6 cêntimos por cada litro de gasolina.

Todos estes valores, no entanto, estão dependentes de outros fatores, relacionados com o fecho das cotações do petróleo brent e o comportamento do mercado cambial.

E claro que nunca será demais relembrar, no entanto, que estes são apenas valores de referência e que os preços dos combustíveis podem não coincidir com os valores que o consumidor vai encontrar disponíveis nos postos de abastecimento.

Fonte: DGEG, Mais Gasolina

Sabe esta resposta?
Qual era a potência máxima do motor V12 TDI, que equipava o Audi R8 Concept apresentado em Detroit, no início de 2008?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O dia em que a Audi fez um superdesportivo Diesel