Notícias Dacia como rival (acessível) da Jeep? Está nos planos

Indústria

Dacia como rival (acessível) da Jeep? Está nos planos

A Dacia vai reposicionar-se como uma marca cada vez mais ligada ao ar livre e ao todo o terreno e tem a «mira» apontada à Jeep.

Dacia Duster
© Dacia

A Dacia tem vindo a fazer uma aposta consistente no reforço do caráter aventureiro dos seus automóveis e a «vender» uma imagem cada vez mais associada ao «fora de estrada».

O nível de equipamento Extreme, que fomos conhecer recentemente à Áustria, é um bom exemplo disso, tal como a confirmação da entrada no Dakar, com Sébastien Loeb ao volante.

Já todos detetámos estes «ventos de mudança» dentro da marca romena, mas eles vão «soprar» com ainda mais intensidade no futuro, que é como quem diz, esta aposta será ainda mais forte.

Vamos ver, por isso, a Dacia a reposicionar-se, de forma inequívoca, numa marca orientada para o off road e para o lifestyle, fugindo cada vez mais da ideia de que se trata apenas de uma marca acessível.

Isso foi algo que Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault, fez questão de dizer logo após a sua chegada, afirmando que a Dacia tem que ter “uma aspiração além da acessibilidade”.

Laurens van den Acker, diretor de design do Grupo Renault, confirmou isso mesmo em declarações aos britânicos da Autocar, antes de revelar: “Foi aí que nasceu o tema do outdoor (fora de portas)”.

Dacia Duster a preparar-se para descer colina
© Dacia

Dacia como rival da Jeep?

Porém, aquilo que poucos podiam adivinhar é que o objetivo da Dacia passa por fazer frente a uma gigante destas lides do fora de estrada, a Jeep.

A meu ver, não há nenhum competidor sério para a Jeep na Europa. Porque é que a Dacia não pode ser isso? Não há nenhuma marca (acessível) ligada ao ar livre, que te leva para fora da cidade, algo que especialmente após o Covid se tornou extremamente relevante.

Laurens van den Acker, diretor de design do Grupo Renault

“(A Dacia) é uma marca que está muito bem posicionada para pessoas que adoram o ar livre. Isso dá-te duas razões para comprar o carro, não apenas uma”, acrescentou van den Acker, citado pela Autocar.

Novo Duster já com esta filosofia

O primeiro carro a chegar ao mercado já com esta nova filosofia será o novo Duster, cuja produção vai arrancar no próximo ano, ainda que o possamos conhecer ainda em 2023.

Apesar dos detalhes ainda serem escassos, sabe-se que o SUV da Dacia vai apresentar-se ao mundo com uma imagem bem mais robusta do que estávamos habituados a ver.

Depois do novo Duster será a vez de conhecermos o Bigster, um SUV de sete lugares, que marca a subida da Dacia ao segmento C.

O Bigster começou por estar previsto para este ano, mas afinal só vai chegar ao mercado em 2025. O Diogo Teixeira já foi conhecer o protótipo que antecipa o maior Dacia de sempre:

O que esperar do Bigster?

Contudo, apesar do tamanho colocar o Bigster no topo da gama da Dacia, não terá um posicionamento mais premium, se é que podemos adjetivar a marca romena nesse sentido:

É verdade que (o Bigster) será maior, mas não é verdade que será premium.

Laurens van den Acker, diretor de design do Grupo Renault

“A realidade é que se começas a fazer carros maiores, vais enfrentar outros concorrentes. Por isso não podemos simplesmente copiar a receita do Sandero para o segmento C: isso não iria funcionar”, acrescentou van den Acker.

Dacia Bigster Concept
© Dacia Dacia Bigster Concept

“Por isso temos de ser muito claros em relação ao que enfrentamos em termos de concorrência, porque não estamos a jogar o mesmo jogo. A Dacia vai fazer o que é certo para ser credível no segmento C sem perder a sua vantagem competitiva, que é o preço baixo”, explicou.

Fonte: Autocar