Notícias Dacia anuncia entrada no Dakar com Sébastien Loeb ao volante

Dakar

Dacia anuncia entrada no Dakar com Sébastien Loeb ao volante

A Dacia acaba de anunciar a sua próxima grande aventura no mundo automóvel, ainda que totalmente ligada a uma vertente de competição.

Dacia Manifesto Concept
© Dacia

Numa conferência de imprensa online liderada pelo CEO da Dacia, Denis Le Vot, a marca acaba de anunciar que vai participar no Rali Dakar.

Para esta «aventura», a marca vai contar com dois automóveis, que serão pilotados pela espanhola Cristina Gutiérrez Herrero e pelo francês Sebastien Loeb.

Ambos já contam com uma grande experiência nesta prova, além da participação em modalidades como a Extreme E, por exemplo, dedicada a automóveis elétricos.

Sobre os Dacia que vão ser utilizados na prova ainda não existem detalhes, ficando a sua apresentação prometida para o início do próximo ano. E isso inclui tanto os detalhes mecânicos como a decoração escolhida para estes modelos, que também será uma surpresa.

No entanto, ao fazer uma referência aos mesmos como uma espécie de laboratório rolante, não conseguimos deixar de pensar no Concept Manifesto, que a marca apresentou no ano passado e que o Diogo Teixeira foi conhecer:

Os automóveis destinados a participar nesta histórica competição estão ainda a ser desenvolvidos, já com a ajuda dos dois pilotos. E para que tudo corra da melhor forma possível, a Dacia está a contar com a Prodrive como parceiro técnico. Ou seja, um nome que dispensa apresentações e que já conta com uma enorme experiência no mundo da competição.

A entrada da Dacia no Dakar vai acontecer já na edição de 2024, mas apenas em modo de testes. A participação «a sério» será na edição de 2025 daquela que ainda é uma das mais históricas e exigentes provas do mundo do todo-o-terreno.

Dacia e os combustíveis «alternativos»

Este é um tema muito associado à Dacia e um dos poucos detalhes revelados nesta apresentação. Afinal, para os seus modelos de estrada, a marca romena tem estado muito focada na utilização de sistemas bi-fuel ao longo dos últimos anos.

E agora, para esta nova aventura na competição, há uma outra solução, que também está mais ligada a um desafio «responsável». Ou seja, para o Dakar, a Dacia vai contar com a parceria da Aramco, que está já a desenvolver combustíveis sintéticos para este projeto.

Sabe esta resposta?
Qual foi o último modelo da Volvo a receber um motor V8?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Último dos… Volvo com um motor V8
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Último dos… Volvo com um motor V8