Notícias Primeira geração do Dacia Logan ainda é produzida e foi renovada

Arranque a frio

Primeira geração do Dacia Logan ainda é produzida e foi renovada

A primeira geração do Dacia Logan acaba de ser renovada no Irão, onde voltará a ser produzida e comercializada pela Saipa com o nome Cadila.

Saipa Cadila 3/4 frente
© Saipa

Apresentado há quase 20 anos (2004), o Logan foi o primeiro modelo da Dacia após ter sido adquirida pela Renault. Foi comercializado em diversos mercados com vários nomes e logótipos: além do da Dacia também ostentou o da Renault e Nissan.

No Irão, por exemplo, ficou conhecido como Renault Tondar 90, sendo produzido em parceria com a Saipa. A produção terminaria em 2019 devido a sanções económicas e a marca francesa acabou por abandonar este país.

Saipa Cadila 3/4 traseira
© Saipa O volume central não foi alterado, mas as extremidades foram profundamente redesenhadas.

Não foi o fim desta história. A Saipa retomou a produção de forma independente do primeiro Logan em 2020 (na Europa, vai na terceira geração) e efetuou um profundo restyling ao modelo e chamou-o de Saipa Cadila. O lançamento será em 2024.

Além do novo estilo, recebeu equipamentos como iluminação LED, painel de instrumentos digital e um sistema multimedia com ecrã tátil.

Também o motor é único ao Saipa Cadila. Trata-se de um quatro cilindros com 1,6 l e 115 cv de potência. Este é fornecido pelos russos da AvtoVAZ (Lada), construtora que pertencia à Renault até ao ano passado, mas foi vendida ao governo russo, devido à guerra em curso.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Durante quantos anos esteve a Renault 4L em produção?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

História da Renault 4L. 60 anos de aventuras. Qual foi a sua?