Notícias Este é o renovado Hyundai i30 N e ganhou mesmo mais potência

Apresentação

Este é o renovado Hyundai i30 N e ganhou mesmo mais potência

Seguindo as pisadas da restante gama, o Hyundai i30 N também se renovou e traz muito mais do que apenas um visual renovado.

Hyundai i30 N

Com mais de 25 mil unidades comercializadas em solo europeu desde 2017, o Hyundai i30 N viu-se agora renovado para assegurar que se mantém à altura da concorrência e das expectativas.

Tal como antecipavam as primeiras imagens oficiais que te mostrámos há umas semanas, o renovado i30 N conta com um visual revisto que vai ao encontro do estilo adotado pelos restantes i30.

Na dianteira destacam-se os novos faróis LED com assinatura luminosa em “V” e, claro está, a nova grelha. Já na traseira, apenas a versão hatchback conta com novidades, recebendo novos faróis, um para-choques mais musculado e dois escapes de maiores dimensões.

VÊ TAMBÉM: O que é que o Hyundai i30 N e a KTM RC16 do Miguel Oliveira têm em comum?
Hyundai i30 N

Quanto ao interior, por lá passámos a poder contar com os bancos desportivos N Light que, como o nome indica, são 2,2 kg mais leves que os bancos de série. Também entre os opcionais encontra-se um ecrã de 10,25” para o sistema de infotainment que é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e conta com a última geração do serviço Hyundai Bluelink.

Confirma-se: ganhou mesmo potência

No capítulo mecânico, há duas grandes novidades: o aumento de potência na versão mais radical equipada com o Performance Package e o facto de esta poder, pela primeira vez, ser associada a uma caixa automática de dupla embraiagem de oito relações, a N DCT.

Em ambos os casos o motor continua a ser um 2.0 l turbo de quatro cilindros. Na versão base este debita 250 cv e 353 Nm, estando exclusivamente associado a uma caixa manual de seis velocidades.

Hyundai i30 N
VÊ TAMBÉM: Já podes reservar o Hyundai i10 N-Line. Fica a saber quanto custa

Já nos Hyundai i30 N com o Performance Package a potência sobe para os 280 cv  e 392 Nm, um incremento de 5 cv e 39 Nm face ao seu antecessor. Como te dissemos, quando equipado com o Performance Package o i30 N pode contar com uma caixa manual de seis relações ou com a caixa automática de dupla embraiagem de oito relações N DCT.

Tal como acontecia até agora, o binário máximo está disponível entre as 1950 e as 4600 rpm enquanto a potência máxima continua a ser alcançada às 5200 rpm.

No que às prestações diz respeito, em ambos os casos a velocidade máxima é de 250 km/h, sendo que, quando equipado com o Performance Package, o renovado i30 N cumpre os 0 aos 100 km/h em apenas 5,9s (menos 0,2s do que no passado).

Hyundai i30 N
Opcionais, os bancos N Light permitem poupar 2,2 kg.
VÊ TAMBÉM: Aqui está ele: este é o novo Hyundai Tucson

Nova caixa traz novas funções

Com a nova caixa N DCT surgem também três novas funções: N Grin Shift, N Power Shift e N Track Sense Shift.

Hyundai i30 N

A primeira, a “N Grin Shift”, liberta a potência máxima do motor e da transmissão por 20s (uma espécie de overboost), bastando para a ativar pressionar um botão no volante. Já a função “N Power Shift” é ativada quando se acelera com mais de 90% de carga do acelerador e procura transmitir o máximo binário às rodas.

Por fim, a função “N Track Sense Shift” reconhece automaticamente quando as condições da estrada são ideais para uma condução mais empenhada e ativa-se automaticamente, selecionando a mudança correta e o momento exato para proceder às trocas de relações.

Já comum às versões com manual e automática é o sistema N Grin. Já disponível anteriormente, este permite selecionar cinco modos de condução — Eco, Normal, Sport, N e N Custom — que ajustam parâmetros de suspensão, resposta do motor, sistemas de ajuda à condução e até do escape.

Hyundai i30 N
O 2.0 l turbo apresenta-se com dois níveis de potência: 250 e 280 cv.
VÊ TAMBÉM: Soapbox. O único Hyundai que podes montar em casa

O que mais traz o Performance Package?

Além de mais potência e da possibilidade de equipar o i30 N com uma inédita transmissão automática de dupla embraiagem, o Performance Package traz ainda mais valias no capítulo dinâmico.

Hyundai i30 N

Desta forma, quem optar por ele vai contar com um diferencial autoblocante eletrónico, disco de travão dianteiros maiores (com 360 mm em vez de 345 mm) e jantes de 19” equipadas com pneus Pirelli P-Zero que permitem poupar 14,4 kg de massa suspensa. A tudo isto juntam-se ainda uma suspensão e direção revistas.

Hyundai i30 N
As novas jantes de 19” são 14,4 kg mais leves que as anteriores com a mesma medida.
VÊ TAMBÉM: Mais estilo, eletrificação, tecnologia e inédito N Line para o Hyundai Kauai

Segurança em alta

Além de ter aproveitado esta renovação para oferecer um novo visual, mais potência e uma nova caixa de velocidades ao i30 N, a Hyundai decidiu também reforçar (e muito) a oferta de equipamentos de segurança.

Desta forma, o Hyundai i30 N passou a contar com sistemas como assistente de colisão frontal com deteção de peões ou o assistente de manutenção na faixa de rodagem.

Hyundai i30 N

Já exclusivos à variante hatchback são o avisador de ângulo morto e o avisador de tráfego à retaguarda, sendo que, em ambos os casos, quando o i30 N está equipado com a caixa NDCT estes sistemas conseguem até evitar a colisão.

VÊ TAMBÉM: Mais que um simples restyling. O que esconde o renovado Hyundai Santa Fe?

Quando chega e quanto custa?

Com chegada ao mercado europeu prevista para o início de 2021, ainda não são conhecidos os preços do renovado Hyundai i30 N.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Ioniq EV?