Notícias Volkswagen Polo R WRC. Especial de homologação (sim, leste bem) à venda

Venda

Volkswagen Polo R WRC. Especial de homologação (sim, leste bem) à venda

Um Polo como especial de homologação? Acredita. O Volkswagen Polo R WRC, de uma geração atrás, ainda é o mais potente Polo alguma vez feito.

Volkswagen Polo R WRC

O Volkswagen Polo R WRC “Street”, lançado em 2013, foi produzido apenas em 2500 unidades para efeitos de homologação do dominador Polo R WRC que conquistou quatro títulos de construtores e de pilotos (2013, 2014, 2015 e 2016) no Campeonato Mundial de Ralis (WRC),

Especiais de homologação vêm em todos os tamanhos e feitios, porque não na forma de um Polo?

E ao contrário do Peugeot 206 GT, outro especial de homologação, não se ficou pelas aparências (adicionava apenas para-choques mais volumosos, mas “zero” poder de fogo), o Polo R WRC traz mais “fogo na venta”.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen Polo GTI mais potente que um Civic Type R? Venha ele
Volkswagen Polo R WRC

O Polo R WRC é, ainda hoje, o mais potente Volkswagen Polo de sempre, com 220 cv e 350 Nm de binário, cortesia do EA113, um bloco de 2.0 l, quatro cilindros, turbo — o antecessor do atual EA888. Mais 20 cv que o atual Polo GTI.

Melhor… Nem uma DSG à vista. Este especial de homologação só podia ser adquirido com caixa manual de seis velocidades. No entanto, ao contrário do seu “irmão” de competição, a versão de estrada canalizava toda a força do EA113 apenas e só pelo eixo dianteiro — com algumas dificuldades, tendo em conta os testes da altura… Ficou a faltar um diferencial autoblocante.

Era bastante rápido, mais rápido que outros pequenos hot hatch da época, como o Ford Fiesta ST (1,6 Turbo, 182 cv ), ou mesmo o Volkswagen Polo GTI (1,4 Turbo, 180 cv), com os 100 km/h a serem despachados em 6,4s e a velocidade máxima a fixar-se nos 243 km/h.

VÊ TAMBÉM: GTI elétricos da Volkswagen não se vão chamar GTI

Volkswagen Polo R WRC #0414/2500

A unidade 0414/2500 que podem ver nas imagens é de novembro de 2014 tem apenas 19 mil quilómetros e está à venda na Alemanha, através da Auto Zitzmann.

Como todos os Polo R WRC a carroçaria tem três portas, as jantes são de 18″, e vem com a decoração exclusiva e não muito discreta específica deste modelo. O interior é marcado por um volante desportivo de fundo plano e uma marca às 12 horas e bancos desportivos com emblemas WRC cosidos, ambos revestidos a Alcantara.

O Polo R WRC #0414 só teve um dono até agora e está a ser vendido por cerca de 22 300 euros. Caro? Bem, não deixa de ser um limitado especial de homologação…

Recorda o nosso teste em vídeo ao atual Polo GTI:

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo R da Volkswagen?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Volkswagen Golf R32, o primeiro R