Notícias Mais estilo, eletrificação, tecnologia e inédito N Line para o Hyundai Kauai

Apresentação

Mais estilo, eletrificação, tecnologia e inédito N Line para o Hyundai Kauai

Restyling digno desse nome é o que podemos apontar ao renovado Hyundai Kauai, que também ganha uma versão N Line, mais desportiva no aspeto.

Hyundai Kauai N line 2021

Sucesso? Sem dúvida. Desde o seu lançamento em 2017, o Hyundai Kauai já conquistou mais de 228 mil clientes europeus e tornou-se no SUV/Crossover do segmento com uma das gamas de motorizações mais diversificadas. Parece haver opções para todos os gostos: a gasolina, gasóleo, híbridas e até 100% elétricas — no renovado Hyundai Kauai não será diferente.

Mild-hybrid e transmissões… inteligentes

A diversidade mecânica é para manter e até crescer. A eletrificação do modelo expande-se agora às suas motorizações mais populares, com a adoção de sistemas mild-hybrid 48 V, tanto para o 1.0 T-GDI de 120 cv, como para o 1.6 CRDi de 136 cv.

Além do sistema mild-hybrid, o 1.0 T-GDI 48 V vem equipado com a nova iMT (transmissão manual inteligente) de seis velocidades. Transmissão que encontramos também no 1.6 CRDi 48 V, mas aqui podemos ainda optar pela 7DCT (dupla embraiagem e sete velocidades). Quando equipado com a 7DCT, podemos ainda associar ao 1.6 CRDi 48 V a tração às quatro rodas.

Hyundai Kauai 2021
VÊ TAMBÉM: Hyundai Kauai Electric fez mais de 1000 km com uma carga, mas…

Para aqueles que não estão interessados nestas opções suavemente eletrificadas, o 1.0 T-GDI (120 cv) puramente a combustão mantém-se em catálogo, associado ou a uma caixa manual de seis velocidades ou à 7DCT.

Puramente a combustão continua a ser o 1.6 T-GDI que recebeu músculo adicional, ao ver a potência subir dos 177 cv para os 198 cv, exclusivamente associado à 7DCT e com duas ou quatro rodas motrizes.

Para aqueles que procuram dose adicional de eletrões, o Kauai Hybrid vê transitar sem alterações a sua motorização híbrida — 141 cv no total, resultado da combinação de um 1.6 naturalmente aspirado e de um motor elétrico —, e falta ainda conhecer o renovado Kauai Electric, mas a marca coreana já avançou que não haverá alterações ao nível da sua cadeia cinemática.

Fica agora por saber entre todas estas opções aquelas que veremos chegar a Portugal.

Hyundai Kauai 2021

Estilo, estilo e mais estilo

Se há novidades importantes no capítulo mecânico, é a reestilizada aparência do renovado Hyundai Kauai que ganha protagonismo. Não é subtil, como acontece com os restyling de outros modelos, com as extremidades do pequeno SUV sul-coreano a serem distintas daquelas que conhecíamos.

Na frente mantém-se as óticas bipartidas, mas os faróis são agora mais “rasgados” e estilizados, afastando-se do universo visual SUV. Nova é também a grelha, bem mais baixa e larga, refletida por uma entrada de ar inferior que rivaliza em tamanho.

A frente do Kauai passa a ser mais afilada e mais desportiva em aparência, que é complementada pela traseira que recebeu igual tratamento. Visível nas mais “rasgadas” e estilizadas óticas, e também no para-choques, que integra um elemento a parecer uma combinação de um difusor com uma placa de proteção, que se estende a quase toda a largura.

As novas extremidades fizeram com que o renovado Hyundai Kauai adicionasse 40 mm ao seu comprimento total.

TENS DE VER: Depois do Mega Comparativo SUV utilitários 2020, fica a conhecer todas as propostas do segmento

N Line, mais desportivo… de aparência

Se a aparência do Kauai é agora mais dinâmica e desportiva, o que dizer da inédita variante N Line? O novo Hyundai Kauai N Line recebe para-choques dianteiro e traseiro (com um enorme difusor) específicos que acentuam a sua desportividade/agressividade visual.

As proteções à volta dos arcos das rodas passam a ser pintadas da cor da carroçaria e as jantes de 18″ são específicas. No interior também há a destacar uma combinação cromática exclusiva, revestimentos específicos, pedais metalizados, costuras de cor vermelha, e a presença do “N” no manípulo da caixa de velocidades e nos bancos desportivos.

Fica por saber é se o N Line é mais do que aparência, ou seja, se vem também com um acerto específico para a suspensão, como acontece no i30 N Line. A única diferença anunciada reside no acerto da direção do N Line, mas apenas e só quando associado ao mais potente 1.6 T-GDI 4WD.

Hyundai Kauai N line 2021

E ainda nada sobre o prometedor Kauai N.

Por falar em dinâmica…

… o Hyundai Kauai é, ainda hoje, um dos mais interessantes SUV/crossover do segmento de conduzir. A marca coreana anuncia, no entanto, uma série de revisões ao nível da direção e suspensão para o renovado modelo. Devemos ficar preocupados?

O objetivo da Hyundai é que essas revisões garantam um pisar mais suave e níveis de conforto acrescidos, mas que, no entanto, o “caráter desportivo do Kauai não se degrade” — esperemos que sim…

Hyundai Kauai 2021

Molas, amortecedores, barras estabilizadoras foram modificados para melhor se adaptarem aos novos Continental Conti Premium Contact 6 (tomam o lugar dos Conti Sport Contact 5) que equipam os modelos com jantes de 18″ — a única dimensão de roda disponível no Kauai em Portugal, exceto o Electric —, e para incrementar os níveis de conforto e isolamento.

O refinamento do veículo — NVH ou Ruído, Vibrações e Aspereza — foi também melhorado. É um dos pontos mais criticados nos Kauai puramente a combustão, em contraste com os refinados Kauai Hybrid e Electric.

Hyundai Kauai N line 2021
VÊ TAMBÉM: Ford Puma testado. A prova que os B-SUV podem ser também cativantes de conduzir

Por dentro

No interior do renovado Hyundai Kauai, vemos um novo painel de instrumentos digital de 10,25″, o mesmo visto no novo i20. Novo é também o opcional ecrã de 10,25″ para o (igualmente novo) sistema de infoentretenimento.

O novo sistema permite novas e diversas funcionalidades como múltiplas ligações Bluetooth, divisão do ecrã e vem ainda com a última atualização Bluelink, que dá acesso a uma série de serviços conetados. Apple CarPlay e Android Auto estão também disponíveis, mas agora sem fios.

De resto, há uma consola central redesenhada, o travão de mão passa a ser elétrico, temos nova iluminação ambiente, assim como novas cores e materiais disponíveis. Os anéis à volta das saídas de ventilação e altifalantes têm agora um acabamento em alumínio.

Hyundai Kauai N line 2021

Por fim, também os sistemas de ajuda à condução foram reforçados. O Smart Cruise Control passa a ter a função stop & go, e o Forward Collision-Avoidance Assist permite, em opção, detetar ciclistas.

Há novos assistentes. Entre eles temos o Lane Following Assist, que ajusta automaticamente a direção para nos ajudar a manter centrados na nossa faixa de rodagem; ou o Rear Cross-Traffic Collision-Avoidance Assist, associado à 7DCT, que tenta evitar colisões em marcha-atrás caso detete um veículo.

Hyundai Kauai 2021
VÊ TAMBÉM: Hyundai Santa Fe. Já há dados das versões híbrida e híbrida plug-in

Quando chega?

O renovado Hyundai Kauai e o novo Kauai N Line começam a chegar aos vários mercados perto do final do ano, com o Kauai Hybrid a surgir no início de 2021. Em relação ao Kauai Electric vai ser preciso esperar um pouco mais, mas a sua revelação está para breve.