Notícias Inspirado no Stratos. Novo Lancia Ypsilon está quase a chegar

Antevisão

Inspirado no Stratos. Novo Lancia Ypsilon está quase a chegar

A dianteira é futurista e revolucionária, mas os farolins traseiros inspirados nos do Stratos não deixam dúvidas: eis o novo Lancia Ypsilon.

NuovaLanciaYpsilon traseira
© Lancia

Com apresentação marcada para fevereiro de 2024, o novo Lancia Ypsilon continua a mostrar-se aos poucos. Depois do tavolino no interior e da dianteira, foi a vez da marca italiana divulgar o primeiro vislumbre da traseira.

Sem surpresa, a imagem mostra os icónicos farolins traseiros redondos, inspirados no mítico Lancia Stratos, ainda que com um toque de sofisticação que traz a marca de Turim para uma nova era.

Ao centro, entre os dois farolins — que contam com um novo motivo, a letra Y, em homenagem ao nome do modelo, encontramos o lettering da Lancia, tal como já tínhamos visto ao vivo na apresentação do protótipo Lancia Pu+Ra HPE:

Frente também é familiar

Se a traseira do Lancia Ypsilon tem reminiscências do Pu+Ra HPE e do passado da construtora transalpina, a dianteira acaba por lançar as bases para aquele que será o futuro da Lancia. Isto porque conta com a mais recente interpretação da famosa grelha frontal da marca, com o formato de “cálice”.

Os três raios de luz, tal como designado pela Lancia, estão instalados num painel escuro, com o objetivo de lhes conferir um maior destaque. De acordo com a Lancia, a secção dianteira em preto brilhante inspira-se na frente negra do Beta Montecarlo.

Segundo Teaser do Lancia Ypsilon
© Lancia

O nome da Lancia surge logo acima, usando um novo tipo de letra que passará a identificar a marca italiana nesta sua nova fase, em que transitará para a mobilidade elétrica.

Elétrico, mas não só

O Ypsilon chegará ao mercado como uma proposta 100% elétrica, mas não será exclusivamente elétrico: haverá igualmente uma variante mais acessível com motor a combustão.

Recorde que o novo Lancia Ypsilon irá assentar sobre a plataforma CMP, usada por mais modelos da Stellantis, como o Peugeot 208 ou o Opel Corsa. É, por isso, de esperar que herde destes modelos as mesmas motorizações.

No caso da versão 100% elétrica, o Ypsilon deverá contar com um motor ou de 100 kW (136 cv) ou 115 kW (156 cv), com baterias de 50 kWh ou 54 kWh (capacidade total), respetivamente, o que permitirá autonomias até cerca de 400 km.

No caso da versão de combustão, é de esperar que surja equipado com uma das muitas versões do três cilindros turbo com 1,2 l. Apostaríamos na variante mais recente, eletrificada (mild-hybrid), que conta com 100 cv ou 136 cv, sempre associado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Edição limitada a 1906 unidades

Para assinalar a apresentação deste modelo, a Lancia prepara-se para lançar uma versão especial do Ypsilon, limitada a 1906 unidades (o ano de fundação da marca).

Denominada Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina, foi desenvolvida em parceria com a empresa de design italiana homónima, que também já conta com quase um século de história.

Primeiro teaser do novo Lancia Ypsilon
© Lancia

Recorde-se que o novo Lancia Ypsilon será o primeiro de três modelos a serem apresentados pela marca italiana ao longo da restante década: Ypsilon em 2024, Gamma em 2026 e Delta em 2028.

Sabe esta resposta?
Qual destes Lancia chegou a ser equipado com um motor Ferrari?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Thema 8.32: o Lancia com motor V8 da Ferrari