Notícias Audi inspira-se no Dakar e faz Q8 e-tron mais capaz em fora de estrada

Apresentação

Audi inspira-se no Dakar e faz Q8 e-tron mais capaz em fora de estrada

A Audi acaba de lançar o Q8 e-tron edition Dakar, uma série especial deste SUV inspirada no rali mais duro do mundo.

Audi Q8 e-tron dakar a derrapar em terra
© Audi

Para assinalar mais uma edição do Rali Dakar, que arranca hoje, a Audi acaba de apresentar uma versão especial do Q8 e-tron.

Esta inspira-se no RS Q e-tron de competição, com que a marca dos quatro anéis tem tentado, nos últimos anos, conquistar aquela que é, para muitos, a prova mais exigente do mundo.

Não se trata de um simples protótipo para dar nas vistas; a Audi já fez saber que vai produzir 500 unidades do Q8 e-tron edition Dakar, sendo que as encomendas estão abertas até ao final do mês de janeiro. O preço só está disponível sob consulta.

Audi Q8 e-tron Dakar perfil
© Audi

Aptidões fora de estrada reforçadas

Apesar das capacidades todo o terreno reforçadas, que acabam por ser o que mais afasta este edition Dakar de um Audi Q8 e-tron convencional, aquilo que começa logo por dar nas vistas nesta é mesmo o visual exterior. E não é difícil perceber porquê.

Além da decoração a fazer lembrar o RS Q e-tron — apenas 99 unidades a vão ter —, este SUV 100% elétrico destaca-se por equipar pneus todo o terreno General Grabber AT3, que lhe dão um ar mais robusto e mais tração em superfícies de menor aderência.

Depois, é impossível ignorar a maior altura ao solo, graças a um mapeamento completamente novo da suspensão pneumática. Na configuração inicial a distância ao solo é de 206 mm (+30 mm), sendo que à medida que a velocidade sobe a altura ao solo diminui. A 85 km/h desce em 15 mm, a 100 km/h desce outros 17 mm e a partir dos 120 km/h desce ainda mais 13 mm.

Q8 e-tron Dakar
© Audi Além do novo mapeamento da suspensão pneumática, a Audi refere ainda que a profundidade de passagem a vau é de 300 mm

Imagem mais musculada

Além dos pneus mais rugosos, orientados para os maus caminhos, e da maior altura ao solo, o novo Audi Q8 e-tron edition Dakar destaca-se ainda pelas cavas das rodas mais alargadas, pelas proteções na parte inferior dos para-choques e também ao nível das saias laterais.

Além disso, esta série exclusiva conta ainda com barras de tejadilho com capacidade para até 40 kg de carga e com uma «caixa» de trabalho que permite acomodar um saco de arrumação que está fixo com correias e um pneu sobressalente.

Por falar em pneus, cada unidade do Audi Q8 e-tron edition Dakar será entregue com oito pneus e com um conjunto de jantes de 20″.

E no interior?

As diferenças para o Q8 e-tron «normal» começam logo que abrimos a porta, uma vez que vemos projetado no chão as palavras «edition Dakar», para nos lembrar que este Audi é mais especial.

Destaque para o facto do nível de equipamento S line ser oferecido de série, pelo que contamos com bancos desportivos revestidos a microfibra e pele artificial, um volante desportivo em pele, pedais em aço inoxidável e inserções em alumínio escovado em vários locais.

Em opção, é possível decorar o interior com cintos de segurança vermelhos e com costuras na mesma cor nos bancos, volante e apoios de braços das portas.

Mais de 400 cv em modo boost

O edition Dakar tem por base a «máquina elétrica» do Audi Q8 e-tron quattro 55 advanced. Isso faz com que tenha dois motores elétricos, um por eixo (para garantir tração integral), que produzem uma potência máxima (em modo boost) de 300 kW (408 cv) e 664 Nm de binário máximo.

Q8 e-tron Dakar
© Audi

Graças a estes números, mesmo equipado com pneus todo o terreno, o Audi Q8 e-tron edition Dakar é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,8s (só mais 0,2s do que o modelo de série) e de atingir os 200 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Quanto à bateria, também não existem alterações face à versão «convencional». O mesmo é dizer que continuamos a contar com uma bateria de iões de lítio com 106 kWh de capacidade útil e permite uma autonomia (ciclo WLTP) de até 487 km.

https://youtu.be/NW8X0YdARKg?si=W5Id9ZEdjA15QSBO