Notícias O primeiro elétrico com bateria de sódio é chinês mas tem ligação à Volkswagen

Apresentação

O primeiro elétrico com bateria de sódio é chinês mas tem ligação à Volkswagen

A Yiwei, que pertence a um consórcio chinês onde a Volkswagen investiu, deu início à produção de um elétrico com bateria de iões de sódio.

Yiwei eletrico bateria iões sódio
© JAC

A Yiwei, uma nova marca automóvel chinesa 100% elétrica da JAC (Jianghuai Automobile Group), acaba de dar início à produção em massa do primeiro automóvel elétrico equipado com baterias de iões de sódio.

A designação final deste pequeno citadino ainda não é conhecida — por enquanto é simplesmente chamado de Yiwei EV —, mas as primeiras entregas vão começar ainda este mês de janeiro, na China.

bateria de iões de sódio JAC
© JAC Bateria com tecnologia de módulos UE (Unitized Encapsulation) do Jianghuai Automobile Group (JAC)

Equipado com uma bateria cilíndrica de iões de sódio fornecida pela também chinesa HiNa Battery, o Yiwei EV adota a tecnologia de módulos UE (Unitized Encapsulation) da JAC, que assenta num design de favo de mel (ver imagem acima).

A ligação à Volkswagen
Fundada em abril de 2023, a Yiwei está sob a alçada do Jianghuai Automobile Group (JAC), que por sua vez é controlado pelo Jianghuai Automobile Holding Group (JAG). Este é detido, em partes iguais, pelo Grupo Volkswagen — resultado de um investimento de mil milhões de euros em 2020 — e pelo Estado chinês. Deste negócio resultou ainda uma joint venture entre a JAC (25%) e a Volkswagen (75%), que recebeu a designação de Volkswagen Anhui.

Tecnologia de iões de sódio começou na Sehol

Apesar da Yiwei ser o primeiro fabricante a produzir em massa um elétrico com esta tecnologia de baterias, importa dizer que tudo começou com outra marca chinesa, a Sehol.

A Sehol pertenceu, até 2021, à Volkswagen Anhui (ver caixa), mas depois passou a integrar o catálogo de marcas da JAC. Em 2023 foi anunciado que a Sehol iria cair, e todos os seus modelos iriam ser renomeados e integrados na JAC Motors ou na Yiwei.

O pequeno elétrico que protagoniza este artigo é um desses casos. Foi há quase um ano que o conhecemos, ainda como protótipo, sob a marca Sehol e a designação E10X. Fica por saber se manterá esta designação quando chegar ao mercado como Yiwei, ou se receberá uma nova.

Certo, para já, é que este pequeno elétrico conta com uma bateria com apenas 25 kWh de capacidade, que pode ser carregada dos 10% aos 80% em apenas 20 minutos.

Quanto à autonomia, está fixada nos 252 quilómetros, de acordo com o ciclo de autonomia chinês CLTC, que é bem mais generoso do que o ciclo europeu WLTP.

Por norma, o ciclo CLTC obtém resultados que podem ser 20% superiores ao WLTP, pelo que a autonomia deste elétrico, de acordo com a homologação europeia, deverá rondar os 200 km.

Yiwei eletrico bateria iões sódio
© JAC O protótipo Sehol E10X, que agora surge com a marca Yiwei

Qual a maior diferença para uma bateria «convencional»?

A grande diferença para as baterias de iões de lítio que equipam a maioria dos elétricos — NMC e LFP —, além das matérias primas, é o custo, o que naturalmente acaba por ter um impacto importante no preço final do carro.

Por não usar metais como o lítio ou o níquel por exemplo, as baterias de iões de sódio “são uma solução de baixo custo que promove a popularização de veículos elétricos para as massas”, como explica Xia Shunli, presidente da Yiwei, em citações à Car News China.

Contudo, este tipo de tecnologia tem vindo a ser mais utilizada para soluções de armazenamento de energia estacionária — por exemplo, em casas —, muito por culpa da sua densidade energética, que é inferior à das baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) e das baterias NMC (níquel, manganês e cobalto).

Yiwei eletrico bateria iões sódio
© JAC

Para se ter uma ideia, a densidade energética da bateria de iões de sódio deste Yiwey é de 120 Wh/kg, ao passo que a de uma bateria LFP pode chegar aos 160 Wh/kg e a de uma bateria NMC pode atingir os os 270 Wh/kg, pelo que esta acaba mesmo por ser a maior limitação das baterias de iões de sódio.

Por outras palavras, é preciso mais material para uma bateria de iões de sódio que uma de iões de lítio para uma capacidade idêntica, o que faz com que ocupem mais espaço e sejam mais pesadas.

Fonte: Car News China