Notícias Clio Trophy Portugal. O regresso da Renault Portugal aos ralis nacionais

Apresentação

Clio Trophy Portugal. O regresso da Renault Portugal aos ralis nacionais

Quarenta anos depois da estreia oficial, a Renault Portugal está de regresso aos ralis nacionais, com a organização do Clio Trophy Portugal.

A Renault Portugal está de regresso ao automobilismo nacional, com a organização do Clio Trophy Portugal para 2024.

Um regresso que acontece 18 anos depois do último projeto oficial e 40 anos depois do primeiro projeto. Foi em 1984 que a Renault Portugal estreou-se oficialmente nos ralis, com a aposta num Renault 5 Turbo e na dupla Joaquim Moutinho/Edgar Fortes.

Renault 5 Turbo rali
© Renault Portugal (Tumblr) Renault 5 Turbo

Longe de ser favorito (esse título pertencia à equipa Diabolique Motorsport e aos Escort), a verdade é que o «amarelinho», como ficou conhecido, esteve muito perto de sagrar-se campeão nacional logo no ano de estreia. Na última prova do campeonato, uma barra de ferro colocada no meio da estrada, furou os pneus do R5 Turbo, que foi obrigado a desistir.

Mas nem isso abalou as convicções da Renault Portugal, que acabaria por sagrar-se bicampeã nacional de ralis nos dois anos seguintes, precisamente com o R5 Turbo.

Seguiu-se o Renault 11 Turbo (com a dupla Inverno Amaral/Joaquim Neto), em 1987, que acabaria por tornar-se tricampeão nacional de ralis e vários outros projetos oficiais — tanto nos ralis como em circuitos —, com versões do Clio e do Mégane, quer na década de 90 quer no início deste milénio (até 2006).

Renault de volta aos ralis

Agora, em 2024, a Renault Portugal regressa à competição nacional com o Clio Trophy Portugal. O objetivo é muito simples: ter um troféu de ralis competitivo e acessível, vocacionado para jovens pilotos.

Clio R5
© Renault Portugal O chassis usado é o do Renault Clio R.S. Line

De acordo com a Renault Portugal, um dos maiores trunfos deste projeto é o preço, uma vez que “o custo de aquisição é sensivelmente um terço abaixo do de outras propostas do mesmo âmbito”.

O preço deste Clio de rali — desenvolvido de acordo com os regulamentos técnicos da categoria Rally5 — começa nos 48 500 euros para a versão de estrada e nos 52 000 euros para a variante com kit de terra.

Quanto aos custos de competição, eles variam entre os 12 euros e os 15 euros por quilómetro, ao passo que os de um carro de Rally4 variam entre os 20 euros e os 25 euros e os de um Rally3 entre os 30 euros e os 35 euros.

Um verdadeiro carro de ralis

Apesar de acessível e de estar destinado aos jovens pilotos, o Clio Rally5 é um carro de ralis muito capaz, uma vez que beneficia de uma caixa sequencial Sadev, diferencial autoblocante, suspensões e travões específicos e todos os equipamentos de segurança exigidos pelos regulamentos internacionais.

LEIAM TAMBÉM: Histórico. Renault já vendeu meio milhão de Clio em Portugal

Quanto ao motor que o «anima», trata-se do 1.3 TCe com quatro cilindros que conhecemos das versões de estrada do Clio, Captur e Arkana.

Claro que foi preparado de acordo com os regulamentos técnicos Rally5. Contas feitas, este bloco entrega agora 180 cv de potência e 300 Nm de binário máximo, mantendo a tração dianteira.

Recorde-se que a Renault já entregou mais de 800 exemplares da versão de competição do Clio, sendo que 25% correm em troféus monomarca disputados na Europa e todos preparados de acordo com os regulamentos R5.

Prémios vão ser anunciados em breve

Os prémios e o calendário de provas do Clio Trophy Portugal vão ser divulgados oportunamente, mas a Renault Portugal já confirmou “a integração em ralis disputados em pisos de asfalto e de terra”.

Importa recordar que a Renault Portugal é o promotor do Clio Trophy Portugal, enquanto a Driveland Events (é desde 2019 a promotora e distribuidora da Alpine Racing) tem a responsabilidade da organização desportiva e de logística da iniciativa.