Notícias Saudades dos coupés da Honda? O Prelude vai regressar

Salão de Tóquio 2023

Saudades dos coupés da Honda? O Prelude vai regressar

O Prelude regressa à Honda para levar o "prazer de conduzir" à nova era eletrificada. E sim, não é um crossover, mas um verdadeiro coupé.

Honda Prelude concept frente 3/4
© Honda

Já houve um tempo em que não faltavam coupés de todos os «tamanhos e feitios» na Honda; hoje parece estar mais resumida a crossovers/SUV. Mas isso promete mudar.

No Salão de Tóquio, entre as muitas propostas para uma mobilidade urbana por parte da Honda, a surpresa adveio da revelação do Prelude Concept, um protótipo de um coupé que recupera um nome cheio de história.

Toshihiro Mibe, CEO Honda, com Prelude Concept
© Honda Toshihiro Mibe, CEO da Honda

Certamente que os fãs da marca se lembram deste coupé. Afinal, o Prelude fez parte da gama do construtor japonês desde 1978 até 2001 — cinco gerações no total. E sempre apresentou-se como um coupé desportivo, além de um concentrado tecnológico de tudo o que a Honda tinha de melhor.

O Prelude está assim de regresso, fiel à tipologia original e não como um crossover qualquer. Sim, trata-se apenas de um concept, mas atendendo às palavras de Toshihiro Mibe, diretor executivo da Honda, não deverá ficar por aí:

“A Honda comprometeu-se sempre em criar veículos desportivos. Este modelo tornar-se-á no prelúdio para os nossos modelos que herdarão o “prazer de conduzir” no futuro totalmente eletrificado, incorporando a mentalidade desportiva inalterável da Honda.”

Toshihiro Mibe, diretor executivo da Honda

Como a reforçar a mensagem, Toshihiro Mibe rematou afirmando “de modo a oferecer o “prazer de conduzir” que apenas a Honda é capaz, estamos a prosseguir diligentemente com o seu desenvolvimento, por isso, por favor, mantenham as vossas expectativas elevadas para este modelo”.

O que sabemos?

Infelizmente, quase nada. Nem a Honda divulgou mais informação ou sequer muitas imagens do Prelude Concept, mas uma coisa sabemos, até pelas palavras do diretor executivo do construtor: vai ser eletrificado.

Honda Prelude traseira
© Honda

Contudo não foram avançadas quaisquer especificações sobre a sua cadeia cinemática. Inicialmente, até pelas palavras do diretor executivo da Honda, tudo indicaria que seria 100% elétrico, mas um tweet oportuno de Andrew Quillin, gestor executivo de relações públicas na American Honda, esclareceu que o novo Prelude será um tipo de híbrido:

A única certeza é que o Honda Prelude promete regressar e pela aparência deste protótipo, parece estar mais perto de acontecer do que imaginamos. Basta comparar a sua aparência pronta a produzir com os outros protótipos de desportivos revelados em Tóquio por parte da Nissan, Mazda e Toyota.

Atualizado a 26/10/2023: A informação inicial de que o Honda Prelude Concept era elétrico não era a correta. Alterámos o artigo com a informação correta.