Notícias Fiat Uno. Quarenta anos com milhares de histórias para contar

Arranque a frio

Fiat Uno. Quarenta anos com milhares de histórias para contar

O Fiat Uno foi um dos maiores trunfos da marca italiana nos anos 80, marcando o início de uma nova era na produção de automóveis em série.

Fiat Uno Turbo traseira 3/4
© Fiat

O Fiat Uno é uma história de sucesso. Foi produzido em mais de 9,5 milhões de unidades durante 12 anos (na Europa). Agora, a entrar nos «entas» — está a celebrar o seu 40.º aniversário —, recordamo-lo… mais uma vez.

Apresentado nos EUA (apesar de nunca ter sido vendido por lá), em pleno Cabo Canaveral, ao lado da NASA, a Fiat quis desde logo associar o Uno ao futuro e à inovação.

Fiat Uno 40 anos - apresentação EUA
© Fiat A apresentação oficial do novo Fiat Uno à imprensa internacional realizou-se a 19 de janeiro de 1983, no Cabo Canaveral (EUA)

Afinal, estreou muitas tecnologias, muitas delas associadas à linha de produção. Não só foi um dos primeiros automóveis desenvolvidos com recurso a desenho assistido por computador (CAD), como estreou um novo processo de soldadura robotizada.

E dois anos depois (1985), o Fiat colocaria no Uno um dos seus maiores trunfos: o motor FIRE, começando com 1,0 l de capacidade.

Contudo, uma das versões mais famosas… e infames do Uno foi mesmo o Turbo i.e., com prestações incríveis e um chassis talvez não tanto.

Passados 40 anos de história, o Fiat Uno continua a ser um ícone da indústria automóvel. Mas já não se vêem muitos na estrada e nem encontramos muitas unidades disponíveis para venda.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Quanto pesava um Fiat Uno Turbo i.e. da primeira geração?