Notícias Mamma mia! Novo Fiat 600e já tem preços em Portugal

Apresentação

Mamma mia! Novo Fiat 600e já tem preços em Portugal

O novo Fiat 600e chegará a Portugal ainda este ano, unicamente com um motor elétrico e dois níveis de equipamento.

Fiat 500e La Prima - abertura
© FIAT

Abaixo os carros cinzentos! Podia ser o «mote» do novo Fiat 600e, o modelo que marca o regresso da Fiat ao segmento B ou dos utilitários, um segmento que, historicamente, costumou dominar.

Afinal, acumulou, ao longo de muitas décadas, mais de 20 milhões de unidades vendidas neste segmento, com modelos tão emblemáticos como o 600, 127, o Uno ou o Punto. Porém, desde o fim deste último, em 2018, a Fiat não tinha um modelo que apontasse tão diretamente ao âmago do segmento.

Com 4,17 m de comprimento, é bem maior que o 500, mas mais pequeno que o 500X, que continuará à venda. O 600 não veio para o substituir, ao invés, complementa-o por estar disponível apenas como 100% elétrico.

Fiat 600e La Prima frente
© FIAT

Quanto à designação, é histórica. Recupera a designação do Fiat 600 original, lançado na década de 60, integrando a longa e emblemática linhagem de modelos utilitários da marca italiana.

Neste artigo, ficará a conhecer os principais destaques deste novo modelo, que fomos conhecer ao vivo em Turim, a cidade onde a Fiat nasceu.

Design inspirado no passado

Esteticamente, o novo Fiat 600e recebeu uma enorme atenção ao detalhe. Tal como acontece no 500, o estilo pode ser o «ingrediente-chave» para distinguir este modelo de todas as outras opções no mercado.

Se perdermos um pouco de tempo a olhar para as imagens, descobrimos o orgulho da marca nas cores da bandeira do seu país e noutros detalhes com a designação deste modelo.

O sistema de iluminação tem uma assinatura visual personalizada em LED e as jantes podem chegar às 18” de diâmetro, sempre acompanhadas de cavas em preto mate.

Toque nostálgico

Uma vez a bordo, a imagem também é mais sofisticada, mas mantém-se os traços nostálgicos como a faixa horizontal do tablier, por exemplo.

Em termos de espaço, a marca adianta que esta será uma boa proposta para a família. Algo que poderemos comprovar em breve.

Para dar uma ajuda, há 15 litros de espaços de arrumação disponíveis e um túnel central inteligente, com uma cobertura personalizada. Uma solução estreada pelo Jeep Avenger com o qual partilha a base.

Lá atrás, na bagageira, a volumetria ascende aos 385 litros de capacidade. O acesso é feito através de uma porta de abertura e fecho elétricos.

A Fiat recorreu ainda a outras ideias para nos deixar com vontade de permanecer a bordo. Entre elas, o sistema de iluminação ambiente ou o assento do condutor com regulações elétricas e massagens.

Depois, do lado tecnológico, há diversas tomadas USB, carregador sem fios para o telefone e um sistema de chave com sensor de proximidade. Isto, além do painel de instrumentos totalmente digital e do monitor central tátil de maiores dimensões.

Para a parte da condução, uma das maiores novidades está no facto do novo Fiat 600e já contar com a presença de sistemas que lhe permitem efetuar uma condução semiautónoma de nível 2.

Fiat 600e apenas elétrico? Não

Nesta primeira fase de comercialização o novo 600 estará disponível apenas com uma motorização elétrica — a mesma que já conhecemos de outros modelos da Stellantis. Mas a marca adianta que em meados de 2024 será adicionada uma versão a combustão com assistência elétrica.

O principal «suspeito» é o 1.2 l de três cilindros com turbocompressor que equipa outros modelos da Stellantis como o Peugeot 2008 ou o Jeep Avenger e que, recentemente, ganhou uma nova variante mild-hybrid. Fiquem a conhecer em mais detalhe essa motorização:

Tudo sobre: HYBRID 48V. Tudo sobre o novo sistema híbrido da Peugeot

Essa motorização estará disponível em apenas alguns mercados europeus, sobretudo os mais a sul — Portugal incluído —, e para mercados não europeus, onde a eletrificação ainda está atrasada.

Quanto ao 600e, a variante 100% elétrica, «herda» do Avenger e outros elétricos da Stellantis a cadeia cinemática elétrica. O motor elétrico dianteiro (designado M3) tem uma potência máxima é de 115 kW (156 cv), permitindo cumprir os 0 aos aos 100 km/h em nove segundos.

Este motor elétrico tem mais em vista a eficiência do que a performance e a bateria de 54 kWh que o alimenta promete mais de 400 km de autonomia em ciclo combinado WLTP e 600 km em ciclo urbano.

Quantos aos carregamentos, o sistema do Fiat 600e consegue usar uma potência máxima de 100 kW, em corrente contínua (DC), o que se traduz em menos de 30 minutos para passar dos 0 aos 80% de carga. Num carregamento convencional, com corrente alternada (AC) e até 11 kW, num carregador doméstico ou público, possibilita uma carga completa em menos de seis horas.

Quando chega, gama e preços

O novo Fiat 600e chegará ao mercado nacional no final deste ano, no último trimestre, com apenas duas versões. Na base da gama está a versão (RED), com um preço de 36 350 euros. A versão de topo La Prima adiciona cinco mil euros, ascendendo aos 41 350 euros.

Ambas destacam-se pela oferta generosa de equipamento de série, não tendo lista de opcionais. É possível, no entanto, personalizar o 600e, com, por exemplo, outras cores. Mas não cinzento:

Na versão (RED), são os tons vermelhos que predominam, tanto no exterior como no interior do 600e. Ou seja, a par do que acontece com quase todos os outros produtos produzidos em colaboração com a (RED), a organização fundada em 2006 na luta contra a SIDA.

Quanto ao 600e La Prima, o equipamento é bastante mais completo e o visual ainda mais exclusivo. Tudo com cores e temas que, segundo a Fiat, nos remetem para as paisagens mais naturais de Itália.

As encomendas abrem hoje, 5 de julho, mas as entregas do novo Fiat 600e estão previstas começar apenas no mês de outubro.

Como nota final, o novo 600e vai ser produzido na mesma fábrica em Tychy, Polónia, onde já é produzido o Jeep Avenger. E no próximo ano juntar-se-á a estes um novo B-SUV da Alfa Romeo, que ainda não tem nome: