Notícias Audi Q8 foi renovado e mantém Diesel. Tudo o resto mudou

Apresentação

Audi Q8 foi renovado e mantém Diesel. Tudo o resto mudou

O Audi Q8 não se resume às versões e-tron, 100% elétricas. As «outras» continuam disponíveis e acabam de ser modernizadas em diversos pontos.

3/4 de frente em andamento
© Audi

A marca de Ingolstadt apresentou os renovados Audi Q8 e SQ8, tendo sido atualizados em termos tecnológicos, mas também ao nível visual, com ênfase nos detalhes que o aproximam da restante gama.

É o que podemos ver nas redesenhadas secções dianteira e traseira. Na frente, é a grelha Singleframe que assume um maior protagonismo, mas há também novos sistemas de iluminação, com a tecnologia HD Matrix LED (opção) e com uma nova assinatura visual.

Na parte de trás, a assinatura visual também foi renovada, passando a incluir uma faixa central a ligar os dois grupos óticos. Além disso, estes passam a incluir tecnologia OLED, assumindo até quatro diferentes assinaturas visuais, selecionáveis pelo utilizador.

Para completar o visual do SUV topo de gama da marca, há cinco novos padrões para as jantes, que estão disponíveis com diâmetros entre as 21” e as 23”.

A rematar o estilo dos atualizados Audi Q8 e SQ8 temos o novo logótipo dos quatro anéis, que passou a ser bidimensional.

Interior mais digital e personalizável

O sistema de infoentretenimento que faz parte dos novos Audi Q8 e SQ8 já se encontra na sua terceira geração (MIB 3) e inclui vantagens como uma loja de aplicações, por exemplo.

Desta forma, já é possível adicionar o Spotify, a Amazon Music ou mesmo o YouTube, por exemplo. E graças a atualizações regulares de software, o catálogo de aplicações disponíveis será cada vez maior e as existentes vão estar sempre atualizadas.

Além do software, tanto este sistema como o Virtual Cockpit já contam com uma resolução melhorada. A cereja no topo do bolo está no maior número de hipóteses de personalização, com a possibilidade de integrar componentes em alumínio ou carbono.

Caso seja uma daquelas pessoas que não se importa de investir na qualidade do som que lhe chega aos ouvidos, a Audi tem disponível um sistema de som mais elaborado para os novos Q8 e SQ8, desenvolvido em parceria com a Bang & Olufsen.

Diesel ainda disponível

A nova geração do Audi Q8 tem um motor Diesel como versão de entrada na gama. Trata-se do 3.0 V6 TDI com uma potência de 286 cv e 600 Nm binário, associado a uma transmissão automática que envia o binário do motor às quatro rodas (sistema quattro).

Segundo os valores adiantados pela Audi, o Q8 50 TDI consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,1s e alcançar os 241 km/h.

As motorizações a gasolina fazem parte de dois sistemas híbridos plug-in que chegarão mais tarde ao mercado. O Q8 55 TFSIe tem uma potência combinada de 394 cv e o 60 TFSIe eleva este valor até aos 490 cv. Ficam por saber os valores de autonomia de ambos.

SQ8, o mais potente

No topo da oferta, sob o capô do Audi SQ8, está um V8 4.0 TFSI com 507 cv e 770 Nm de binário. Além de uma sonoridade que foi trabalhada para nos encantar os ouvidos — não de uma forma artificial —, e das quatro saídas de escape com um novo desenho, estão prestações dignas de um desportivo.

Entre os valores declarados estão os 4,1s para a aceleração dos 0 aos 100 km/h e os 250 km/h de velocidade máxima, limitada.

Apesar de se tratar de um V8, isso não quer dizer que não possa ser mais eficiente e em certas condições, este motor até consegue utilizar apenas quatro dos seus oito cilindros. E sem que o condutor dê por isso.

Para garantir uma condução mais cativante, o Audi SQ8 também inclui um eixo traseiro direcional e um diferencial traseiro desportivo. Além disso, está presente um sistema de estabilização eletromecânica ativa de rolamento (eAWS). Este é alimentado por um condensador de 48 V e, basicamente, consegue gerar forças contrárias aos movimentos da carroçaria, evitando que esta adorne excessivamente.

Mais potência disponível e a capacidade de curvar mais depressa, também exige um sistema de travagem melhorado. Por causa disso, o Audi SQ8 conta com discos de 400 mm de diâmetro no eixo dianteiro e de 350 mm no eixo posterior.

Quando chegam os novos Audi Q8 e SQ8?

As primeiras versões que poderão ser encomendadas no nosso mercado, em janeiro de 2024, serão o Audi Q8 50 TDI e o SQ8. As restantes, equipadas com um sistema híbrido plug-in só ficarão disponíveis no segundo trimestre do próximo ano.

Além destes Q8 a combustão parcialmente eletrificados, há cerca de um ano a Audi adicionou os e-tron 100% elétrico a esta família, rebatizando-os de Q8 e-tron. Fiquem a conhecê-los melhor:

Sabe esta resposta?
Qual é a velocidade máxima de diversos carros alemães, limitada apenas pela eletrónica?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Por que motivo muitos carros alemães estão limitados a 250 km/h?