Notícias Chuveiro incluído. Fiat Topolino vem para Portugal

Apresentação

Chuveiro incluído. Fiat Topolino vem para Portugal

O Fiat Topolino é o inédito quadriciclo ligeiro elétrico da marca e também o veremos em Portugal. Fiquem a conhecê-lo em mais detalhe.

Homem a usar chuveiro do Fiat Topolino Dolcevita
© FIAT

Fomos a Turim, Itália, conhecer o novo Fiat 600e — fiquem a conhecê-lo em detalhe no nosso artigo —, mas a Fiat tinha reservada ainda mais uma novidade para o mesmo evento: o novo Topolino.

É a segunda novidade 100% elétrica da Fiat para este ano, só que nem sequer o podemos chamar de automóvel. Isto porque o novo Topolino é um quadriciclo ligeiro, sendo o «primo» italiano, cheio de charme, do popular Citroën Ami.

Como podemos ver, os designers da Fiat conseguiram, com sucesso, dar uma personalidade muito própria ao Topolino, apoiando-se e muito na nostalgia.

Um olhar mais atento permite constatar que o volume do habitáculo é idêntico ao do Ami, mas a diferenciação operada nas extremidades (e interior) dão-lhe uma personalidade única. E sendo o membro mais pequeno da “Família 500”, o novo Topolino cola-se, «desavergonhadamente», ao estilo do Nuova 500 de 1957.

A designação também remonta ao passado longínquo da Fiat. “Topolino” significa rato pequeno e se parece um nome estranho para um veículo, foi a alcunha, carinhosa, dada ao primeiro Fiat 500 de todos, lançado em 1936. Agora passa a identificar o primeiro quadriciclo ligeiro elétrico da marca.

A não perder: Mamma mia! Novo Fiat 600e já tem preços em Portugal

Com e sem portas

A primeira imagem do Topolino, revelada há pouco mais de um mês, destacava-se pela ausência de portas — no seu lugar surgem cordas náuticas —, recordando a solução usada pelos clássicos 500 Jolly. Excelente para um passeio de verão, mas nada conveniente durante uma intempérie ou quando está frio.

Para os interessados, não temam. O novo Fiat Topolino vai estar também disponível numa carroçaria fechada, isto é, com portas, adotando a mesma solução simétrica do Citroën Ami. Ou seja, cada uma das portas abre de forma invertida da outra.

Ficámos também agora a saber que o Topolino só virá numa cor única, aquela que vêm nas imagens, designada Verde Vita. Assim como só terá apenas um estilo para as rodas. Porém, a personalização será um dos argumentos deste pequeno quadriciclo.

A Fiat tem uma série de acessórios prontos para o Topolino, que vão de autocolantes na versão aberta (riscas a imitar um toldo), a um… chuveiro. A versão fechada pode ser personalizada também com autocolantes a imitar madeira.

Há mais detalhes: de série ambos trazem a grade traseira para bagagens e a Dolcevita Box, que se traduz numa faixa de tecido no interior dentro da qual se podem guardar objetos.

Os acessórios não se ficam por aqui. Há uma bolsa de transporte, uma ventoinha com ligação USB, uma coluna Bluetooth, uma garrafa térmica e duas capas de bancos que podem ser convertidas em toalhas de praia.

Igual ao «primo» francês

De resto, o novo Fiat Topolino «herda» do Ami todas as suas caractetísticas técnicas. Desde as dimensões compactas (apenas 2,53 m de comprimento), ao pequeno motor elétrico de 6 kW (8,2 cv). Este é alimentado por uma pequena bateria de 5,5 kWh que garante até 75 km de autonomia. E, claro, sendo um quadriciclo ligeiro, apenas 45 km/h de velocidade máxima.

O carregamento da sua pequena bateria é feito através de uma tomada doméstica, levando menos de quatro horas a ir dos 0 aos 100% de carga de bateria.

cabo de carregamento
© Fiat

Quando chega?

O novo Fiat Topolino vai começar por ficar disponível em Itália e França, chegando no final deste ano. Outros mercados, como o português, só verão o Topolino em 2024. Ainda não há preços, mas sabemos que serão superiores aos do Citroën Ami: em Itália o Topolino começa nos 9890 euros.

A compra será feita preferencialmente online e a Fiat diz ter reduzido o processo de aquisição a apenas três cliques, para facilitar ao máximo o processo. Não há muito que saber: só há um modelo e uma cor e os acessórios podem ser comprados à parte, na página de internet de acessórios da Fiat.

Fiat Topolino frente, faróis acesos
© Fiat

Para os que não estão interessados em comprá-lo, a Fiat oferece um serviço de subscrição, com um valor mensal. Em Itália, por exemplo, esse valor será de 39 euros.

Sendo um quadriciclo ligeiro, o Fiat Topolino pode ser adquirido em Portugal por jovens a partir dos 16 anos, caso tenham a licença da categoria AM.

Sabe esta resposta?
O Fiat Cinquecento Sport só era chamado assim em Portugal. Qual era a sua designação nos outros mercados?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Fiat Cinquecento Sport (mas só em Portugal)