Notícias Prova superada? Mazda MX-30 e Honda Jazz testados pelo Euro NCAP

Segurança Rodoviária

Prova superada? Mazda MX-30 e Honda Jazz testados pelo Euro NCAP

Os novos Mazda MX-30 e Honda Jazz enfrentaram os mais exigentes testes de segurança da Euro NCAP introduzidos este ano. Fica a conhecer os resultados.

Honda Jazz Euro NCAP

Apesar de uma paragem forçada ditada pela pandemia, a Euro NCAP parece estar a regressar ao ritmo habitual da sua atividade. Depois de já ter testado o Toyota Yaris e o Volkswagen ID.3 ao abrigo dos mais recentes e exigentes protocolos de testes introduzidos este ano, chegou a vez dos novos Mazda MX-30 e Honda Jazz serem colocados à prova.

O Mazda MX-30 é o primeiro elétrico da marca japonesa, mas por baixo da sua alternativa carroçaria encontramos as mesmas fundações do CX-30, o modelo com o melhor resultado de sempre na área de avaliação dedicada à proteção de ocupantes adultos, tendo atingido uma classificação de 99%.

Apesar de o 100% elétrico MX-30 ser mais pesado que o CX-30, o que poderia afetar os resultados dos testes — mais massa, logo mais energia para dissipar em caso de embate —, e dos testes serem agora mais exigentes (seja em segurança passiva ou ativa) o novo modelo da Mazda conseguiu atingir as almejadas cinco estrelas.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen ID.3 posto à prova pelo Euro NCAP. Como se comportou?

A única ressalva em relação aos testes do MX-30 prende-se com lacunas encontradas nas funcionalidades do sistema de travagem autónoma de emergência para evitar colisões com os utilizadores vulneráveis da estrada (peões, ciclistas). O sistema do MX-30 não é capaz de detetar peões que estejam na traseira do veículo, como não consegue detetá-los quando o veículo está a virar (por exemplo, num cruzamento).

Boas notícias também para o mais pequeno Honda Jazz. Agora exclusivamente híbrido, o mais compacto modelo da marca japonesa atingiu também as cinco estrelas nos testes Euro NCAP.

A quarta geração do Jazz viu-se imensamente reforçada no que toca a equipamentos de segurança, alguns deles inéditos, como o airbag posicionado entre os bancos dianteiros. E todos eles provaram a sua eficácia, com o Honda Jazz a conseguir pontuações elevadas em todas as áreas avaliadas.

Como o novo Toyota Yaris provou há uns meses atrás nestes mesmos testes, não é preciso ser-se grande no mundo automóvel para garantir níveis de segurança elevados. O novo Honda Jazz reforça o argumento de forma clara.