Crash-Tests

Euro NCAP. Mazda CX-30 bate recorde e Opel Corsa conquista quatro estrelas

Mazda CX-30, Mercedes-Benz GLB, Ford Explorer e Opel Corsa foram os mais recentes modelos a serem testados pelo Euro NCAP.

O novo Mazda CX-30 fez um brilharete na última ronda de testes do Euro NCAP, onde também foram destruídos — em nome da segurança, claro… — os novos Mercedes-Benz GLB, Ford Explorer e Opel Corsa.

Com uma classificação a roçar o perfeito, cerca de 99%, o novo Mazda CX-30 bateu o recorde nos testes de proteção de ocupantes adultos — a Mazda está de parabéns.

Teve nota máxima nos testes de embates laterais (inclui o exigente teste de embate contra o poste), e nos testes de embate frontal a toda a largura, ficando muito próximo da nota máxima nos testes de embate frontal descentrado e contra uma barreira não rígida.

VÊ TAMBÉM: Euro NCAP destrói mais 7 modelos em nome da segurança. Só boas notícias?
Mazda CX-30

Como nos restantes testes — proteção de ocupantes infantis, proteção de peões e ciclistas e assistentes de segurança — as pontuações foram igualmente elevadas, naturalmente a pontuação final do Mazda CX-30 foi de cinco estrelas.

Opel Corsa “repete” resultado do Peugeot 208

Talvez não seja uma surpresa assim tão grande as quatro estrelas alcançadas pelo novo Opel Corsa. Ao partilhar com o novo Peugeot 208 a mesma base acabou por obter o mesmo resultado.

Opel Corsa

As razões por trás deste muito bom resultado, mas não excelente, não diferem das do 208. A ausência de um terceiro encosto de cabeça atrás em algumas versões fizeram-no perder alguns pontos, com alguns testes a verem os seus resultados anulados — o Euro NCAP só valida os resultados para o equipamento de série presente em todas as versões.

De acordo com o Euro NCAP, o Opel Corsa teve pontuações para as desejadas cinco estrelas em três das quatro áreas de avaliação, com apenas a área dedicada aos assistentes de segurança a ficar abaixo, e apenas por um ponto percentual.

A NÃO PERDER: UE. Estes sistemas de segurança vão passar a ser obrigatórios a partir de 2021

Cinco estrelas para o GLB e o Explorer

Os outros dois modelos testados, ambos SUV, atingiram ambos as cinco estrelas. O Mercedes-Benz GLB consegue uma excelente performance num ano particularmente ocupado para a marca da estrela — é o sexto modelo da marca a ser testado este ano pelo Euro NCAP, e todos eles conseguiram as almejadas cinco estrelas.

Mercedes-Benz GLB

O Ford Explorer é um SUV de grandes dimensões, um nome histórico com três décadas no seu mercado doméstico, os Estados Unidos da América. A nova geração chega à Europa com sete lugares e exclusivamente como híbrido plug-in.

Ford Explorer

Apesar das cinco estrelas alcançadas, algumas ressalvas. Foram detetadas estruturas no painel de bordo que podem representar ferimentos nos joelhos e fémures dos ocupantes dianteiros, assim como uma avaliação marginal da proteção das costelas no embate do poste.

Sabes responder a esta?
Quantas unidades já foram produzidas do Skoda Octavia?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

O novo Skoda Octavia tem mais espaço, tecnologia e até um híbrido plug-in

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos