Notícias Euro NCAP testou 33 modelos em 2021. Quais foram os mais seguros?

Segurança

Euro NCAP testou 33 modelos em 2021. Quais foram os mais seguros?

A Euro NCAP testou 33 modelos em 2021, dos quais 22 alcançaram as cinco estrelas. Fiquem a saber agora quais foram os mais seguros, por classe.

Euro NCAP Mercedes-Benz EQS

A Euro NCAP decidiu começar o novo ano com um reconhecimento dos automóveis mais seguros que testou durante 2021.

No total colocou à prova 33 novos modelos e as boas notícias são que 22 deles (dois terços do total) conseguiu atingir as almejadas cinco estrelas, resultado das classificações elevadas conseguidas em segurança passiva (testes de colisão), como em segurança ativa (capacidade de prevenir a colisão).

A Euro NCAP elegeu os melhores por categoria ou classes, ainda que, verdade seja dita, a forma como o fizeram pode gerar alguma confusão quando vemos os modelos associados a elas: Executivos, Grande Off-road (SUV), Pequeno Off-road, Pequeno Familiar, Pequeno MPV e Puro Elétrico.

VEJAM TAMBÉM: Renault Zoe. De cinco a zero estrelas Euro NCAP. Porquê?

Para conseguirem o título de “Melhor da Classe”, os modelos selecionados têm de ser os melhores em classes que tenham, pelo menos, três candidatos nesse ano. Os vencedores têm de ter cinco estrelas e não podem ter nenhuma área crítica da carroçaria a vermelho nos testes de colisão.

Os “Melhores da Classe”

Assim, temos o Mercedes-Benz EQS como o Executivo e também o Puro Elétrico mais seguro, com o Polestar 2 a ficar como segundo classificado igualmente em ambas as categorias.

Na classe Grande Off-Road, é outro 100% elétrico a conquistar o título de mais seguro: o Skoda Enyaq iV. Atrás dele ficou o BMW iX, outro SUV elétrico.

Nos Pequenos Off-Road, é o novo Nissan Qashqai o mais seguro testado pela Euro NCAP em 2021 — que destaca a excelente performance em segurança ativa do modelo —, seguido do elétrico Volkswagen ID.4.

Euro NCAP Nissan Qashqai

Na classe Pequeno MPV, o mais seguro é o Toyota Yaris Cross (sim, também reparámos que não é um MPV), com a Volkswagen Caddy a alcançar a segunda posição.

Por fim, na classe Pequeno Familiar temos o Skoda Fabia como o mais seguro. Nesta classe mais nenhum outro modelo conseguiu atingiu os critérios estipulados.

"2021 foi um ano duro para a indústria automóvel: uma falta de peças, sobretudo semicondutores, na esteira da crise do Covid, o que afetou prazos de desenvolvimento, produção e vendas. Ainda assim, vimos um número considerável de novos modelos a chegarem ao mercado, muitos deles elétricos ou híbridos, e muitos deles a conseguirem atingir classificações de cinco estrelas, apesar dos exigentes requisitos. Parabéns aos vencedores assim como aos segundos classificados, alguns dos quais ficaram muito próximos ao primeiro lugar nas suas respectivas classes."

Dr. Michiel van Ratingen, secretário geral do Euro NCAP