Notícias De pick-up elétricas a cintos de segurança aquecidos. Não faltaram novidades no CES 2023

CES 2023

De pick-up elétricas a cintos de segurança aquecidos. Não faltaram novidades no CES 2023

Desde um protótipo da pick-up elétrica da RAM até à futura rede de carregamento da Mercedes-Benz, o CES 2023 teve muito para mostrar.

Ram 1500 Revolution BEV

Protótipos como os Peugeot Inception Concept ou o BMW i Vision Dee concentraRam a maioria das atenções no CES 2023, mas estão longe de ser as únicas novidades que por lá vimos.

Por exemplo, no «universo Stellantis» além da Peugeot, também a Chrysler e a Ram deRam-nos um vislumbre do seu futuro.

Com o Synthesis Demonstrator a Chrysler antecipou o interior dos seus futuros modelos tanto no campo do design como da tecnologia.

O maior destaque deste «protótipo sem rodas» é o seu enorme ecrã com 94,4 cm que se estende ao longo de todo o tabliê.

Este ecrã incorpora três plataformas tecnológicas com inteligência artificial da Stellantis:  o STLA Smart Cockpit, o STLA Brain e o STLA AutoDrive que inclui condução autónoma de Nível 3.

Ram «responde» à Cybertruck

Enquanto a Chrysler só nos deu um vislumbre do interior dos seus futuros modelos, a Ram mostrou-nos um protótipo «inteiro» da sua primeira pick-up 100% elétrica. Ou seja, a sua resposta à Ford F-150 Lightning e à futura Tesla Cybertruck, cuja produção, ao que tudo indica, inicia-se este ano.

A Ram 1500 Revolution BEV Concept estreia um novo chassis de longarinas (STLA Frame) e conta com dois motores elétricos (um por eixo), quatro rodas direcionais e um sistema elétrico de 800 V que permite carregamentos com potências até 350 kW — em 10 minutos repõe 160 km de autonomia.

Visualmente conta com os «excessos» típicos dos protótipos, como as jantes de 24”, mas tudo aponta para que seja uma aproximação fidedigna do modelo de produção, que poderá ser conhecido este ano ou no início do próximo.

No interior da Ram 1500 Revolution BEV Concept os dois enormes ecrãs com um total de 28” captam atenções, mas são as três filas de bancos — a terceira fila é para «emergências» — que mais surpreendem.

Quem faltou à chamada do CES 2023 foi outra pick-up elétrica, a Chevrolet Silverado EV, que será uma das principais rivais da Ram 1500 BEV Concept.

A NÃO PERDER: AFEELA. Esta é a nova marca da Honda e da Sony

Mercedes-Benz aposta na eletrificação

Depois de em 2021 ter revelado no CES o Hyperscreen que hoje encontramos, por exemplo, no EQS, este ano a Mercedes-Benz revelou no evento norte-americano os seus planos para criar uma rede de global de carregamento para veículos elétricos, um pouco à imagem da rede Supercharger da Tesla.

Rede de carregamento Mercedes-Benz

Esta nova rede começará a nascer na América do Norte, estendendo-se mais tarde à Europa e China. Não será uma rede exclusiva para os elétricos da Mercedes e vai poder ser usada por elétricos de outras marcas, mas os condutores dos modelos da marca alemã terão acesso privilegiado aos carregadores.

VEJAM TAMBÉM: ID.7. Tudo o que sabemos sobre o anti-Model 3 da Volkswagen

Só na América do Norte a criação desta rede de carregadores vai corresponder a um investimento de mil milhões de euros. Este será dividido 50:50 entre a Mercedes-Benz e a MN8 Energy.

Tecnologia para todos os gostos

Além das marcas automóveis, também várias empresas que costumam trabalhar de perto com os construtores aproveitaram o CES 2023 para revelar os seus projetos mais recentes.

Por exemplo, a ZF mostrou um cinto de segurança aquecido. Segundo a empresa alemã, o designado Heat Belt pode aumentar em até 15% a autonomia dos modelos elétricos em climas frios em combinação com os bancos aquecidos, porque reduz a necessidade de recorrer ao sistema de climatização.

A Italdesign mostrou o Climb-E, uma cápsula autónoma pensada para as entregas porta-a-porta, e pode até funcionar como elevador em áreas urbanas levando as encomendas diretamente aos apartamentos ou escritórios em arranha-céus — o projeto resulta de uma colaboração entre a Italdesign, o fabricante de elevadores Schindler e a Universidade de Turim.

Italdesign Climb-E
O Italdesign Climb-E.

Por fim, a Harman, a subsidiária da Samsung dedicada ao mundo automóvel, revelou algumas tecnologias que brevemente deverão estar presentes nos nossos automóveis.

Uma delas é o Harman Ready Vision, um head-up display com o qual a Harman propõe substituir os ecrãs que hoje encontramos nos automóveis — em linha com o proposto pela BMW com o i Vision Dee. Outra das tecnologias reveladas pela Harman foi o Harman Ready Care, que monitoriza a atenção do condutor com recurso a inteligência artificial.

Chegada ao fim mais uma edição do CES 2023 não restam dúvidas de que o certame tecnológico anda, cada vez mais, de «mãos dadas» com a indústria automóvel.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China