Notícias ID.7. Tudo o que sabemos sobre o anti-Model 3 da Volkswagen

CES 2023

ID.7. Tudo o que sabemos sobre o anti-Model 3 da Volkswagen

A Volkswagen mostrou o ID.7 antes de o levar ao CES 2023, mas com o exterior coberto e o interior totalmente descoberto.

A Volkswagen levantou um pouco mais o «véu» sobre o novo ID.7, que será o sucessor exclusivamente elétrico do Passat berlina e futuro rival de modelos como o Tesla Model 3 e o Hyundai IONIQ 6.

A marca alemã já o tinha antecipado há meio ano com o protótipo ID. Aero, mas desta vez mostrou-nos a versão de produção coberta por uma camuflagem… eletroluminescente.

E se é verdade que a camuflagem — capaz de criar diversos efeitos de luz e cor — ainda consegue esconder as linhas do ID.7, é fácil perceber que o novo modelo segue a linguagem visual que tem caracterizado os modelos da «família ID».

A NÃO PERDER: CES 2023. O que esperar da maior feira tecnológica do mundo?
Volkswagen ID.7 vista traseira 3/4
A camuflagem do ID.7 inspirou-se nos códigos QR. Para a criar a Volkswagen aplicou 40 camadas de tinta com propriedades condutoras e isolantes. Isto permitiu que 22 partes diferentes da carroçaria se iluminem de forma independente.

Interior à vista de todos

Se no exterior a Volkswagen apostou numa camuflagem sofisticada e até espetacular, no interior a marca alemã seguiu o caminho oposto e já nos mostrou tudo o que havia para ver.

As «linhas mestras» são as que já conhecemos dos outros modelos elétricos da Volkswagen: poucos botões, um ecrã central de maiores dimensões e outro mais pequeno no lugar do painel de instrumentos. Contudo, a evolução é evidente.

Volkswagen ID.7 interior
O head-up display com realidade aumentada é um dos destaques a bordo do ID.7.

Por exemplo, o ecrã central mede 15” (é o maior instalado num Volkswagen ID) e o ecrã do painel de instrumentos surge integrado no tabliê em vez de estar colocado sobre o volante — este continua a contar com os comandos hápticos que a Volkswagen prometeu «reformar» brevemente.

Ainda no interior, a Volkswagen destaca o sistema “Smart Air Vents” (saídas de ventilação inteligentes). Segundo a marca alemã, este é capaz de reconhecer o condutor através da chave e começa a ajustar a temperatura do habitáculo antes do condutor lá entrar.

Ao mesmo tempo, o sistema de ar condicionado pode ser controlado por comandos de voz e consegue, automaticamente, distribuir o fluxo de ar pelo habitáculo ou diretamente para os passageiros.

Os números do ID.7

A Volkswagen aproveitou ainda esta ocasião para divulgar os primeiros números da sua berlina elétrica. Previsivelmente, o ID.7 assentará sobre a MEB e apresenta-se com 4940 mm de comprimento, 1859 mm de largura, 1529 mm de altura e uma distância entre eixos de 2969 mm, a mesma da Volkswagen ID. Buzz.

Isto faz do ID.7 significativamente maior que o Passat berlina (4775 mm) e até que o mais esguio Arteon (4866 mm de comprimento). É também maior que os seus rivais elétricos como o Model 3 (4694 mm) ou o IONIQ 6 (4855 mm), o que se deverá refletir nas cotas internas.

Volkswagen ID.7 vista lateral
O novo ID.7 é maior que os Arteon e Passat sedã.

A Volkswagen não revelou, de momento, mais especificações técnicas, afirmando apenas que o ID.7 terá uma autonomia de até 700 km.

Tendo em conta que o ID. Aero apresentou-se com uma bateria de 77 KWh de capacidade, a probabilidade do Volkswagen ID.7 recorrer a uma bateria de igual capacidade é elevada.

Volkswagen ID.7 vista dianteira 3/4

Apesar do secretismo sobre as especificações finais, o novo Volkswagen ID.7 deverá contar com versões de tração traseira com apenas um motor elétrico e variantes de tração integral com dois motores (um dianteiro e outro traseiro). Uma dessas versões deverá corresponder à variante desportiva GTX.

LEIAM TAMBÉM: Conduzimos o novo ID. Buzz. O melhor elétrico da Volkswagen?

Quando chega?

Já não falta muito para a revelação final do novo Volkswagen ID.7, com a marca alemã a dar a indicação de que o conheceremos no segundo trimestre deste ano.

Volkswagen ID.7 vista traseira 3/4
Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”