Notícias A próxima aposta da Stellantis? Produzir aeronaves elétricas

CES 2023

A próxima aposta da Stellantis? Produzir aeronaves elétricas

A Stellantis vai entrar no «mundo» dos táxis voadores em parceria com a Archer, ficando responsável pela produção da aeronave Midnight eVTOL.

Aeronave Archer

A Stellantis anunciou no CES (Consumer Electronics Show) que vai produzir, em parceria com a Archer, a aeronave elétrica Midnight eVTOL. Um anúncio que torna a empresa liderada por Carlos Tavares na mais recente «gigante» da indústria automóvel a apostar nos táxis voadores — a Porsche e a Hyundai já o tinham feito.

Em 2021 tinha sido formada uma primeira parceria com a Archer, ainda com a FCA (pouco antes da fusão com o Groupe PSA estar terminada dando origem à Stellantis).

A parceria é agora reforçada, o que dará à Stellantis a exclusividade na produção em massa na Midnight eVTOL.

A NÃO PERDER: Stellantis. Ou os elétricos se tornam mais baratos ou o mercado pode colapsar
Aeronave Archer
Como o seu nome indica a aeronave Midnight eVTOL é capaz de fazer levantar e aterrar de forma vertical (VTOL).

O táxi voador que a Stellantis vai produzir

A Midnight eVTOL só deverá ver a «luz do dia» em 2024. Até lá a Stellantis vai trabalhar com a Archer para construir a infraestrutura de produção em Covington, no estado da Geórgia, EUA.

Quanto às suas características, a Midnight eVTOL tem uma capacidade de carga prevista superior a 454 kg e pode transportar quatro passageiros e um piloto. Apesar de ter uma autonomia de 160 km, esta aeronave elétrica foi otimizada para viagens de ida e volta de curta distância de cerca de 32 km, podendo recarregar em cerca de 10 minutos entre viagens.

Uma aposta de futuro

A parceria entre a Stellantis e a Archer tem como meta aproveitar os pontos fortes e competências de cada uma das empresas para acelerar a chegada ao mercado da aeronave Midnight eVTOL. Caberá à Stellantis produzir em massa e em exclusivo a nova aeronave.

Se ainda restassem «dúvidas» acerca da aposta da Stellantis na Archer essas ficariam dissipadas com o investimento da empresa liderada por Carlos Tavares na startup californiana: um máximo de 150 milhões de dólares (cerca de 142 milhões de euros) em capital social nos próximos dois anos.

Este capital pode ser usado pela Archer, a seu critério, em 2023 e 204, mas vai está sujeito ao alcance de determinados objetivos de negócios por parte da empresa norte-americana.

Aprofundar a parceria com a Archer como um investidor estratégico, através de planos de aumento da nossa participação, demonstra como a Stellantis supera os seus limites para providenciar uma liberdade sustentável em termos de mobilidade, das ruas e autoestradas até aos céus.

Carlos Tavares, o diretor executivo da Stellantis

Segundo Adam Goldstein, fundador e diretor executivo da Archer, afirmou: “O reconhecimento contínuo da Stellantis pelo progresso da Archer rumo à comercialização e a atribuição de recursos significativos para a construção da aeronave Midnight connosco coloca a Archer numa posição forte para ser líder de mercado (…) As duas empresas estão a dar passos importantes conjuntos para concretizar uma oportunidade única para redefinir o transporte urbano”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208