Notícias Ecrãs têm os «dias contados»? CEO da BMW diz que sim

CES 2023

Ecrãs têm os «dias contados»? CEO da BMW diz que sim

Oliver Zipse está convencido que em 10 anos os automóveis não vão ter ecrãs para o sistema de infoentretenimento.

BMW ix xDrive50i interior

Os ecrãs tornaram-se omnipresentes no interior dos automóveis modernos, mas segundo Oliver Zipse, o diretor executivo do BMW Group, o seu «reinado» pode ter os dias contados.

No CES 2023, Oliver Zipse afirmou que os ecrãs “desaparecerão em 10 anos”

O executivo alemão considera os ecrãs uma «moda» e acredita até que o seu desaparecimento vai ser fomentado pelos próprios reguladores:

É um erro o condutor ter de desviar o olhar da estrada para utilizar o seu automóvel.

Oliver Zipse, diretor executivo do BMW Group

Segundo o diretor executivo do BMW Group, “a distração ao volante é a principal causa de acidentes, não a velocidade”.

De acordo com Oliver Zipse, os condutores não estão a olhar para estrada enquanto conduzem mas sim distraídos com os seus smartphone ou os ecrãs a bordo do automóvel.

Qual é a alternativa?

Não deixa de ser curioso que esta previsão surja no mesmo evento em que a BMW deu a conhecer o i Vision Dee, um protótipo no qual não encontramos ecrãs a bordo.

Para substituir os ecrãs o BMW i Vision Dee conta com um enorme head-up display que projeta as informações ao longo de todo o para-brisas e pode ser personalizado pelo condutor.

BMW i Vision Dee interior
Sem um único ecrã, o interior do BMW i Vision Dee já vai ao encontro das previsões de OLiver Zipse.

Segundo Domagoj Dukec, o diretor de design da BMW afirmou à Automotive News “esta tecnologia permite a todos os ocupantes do veículo terem acesso à mesma informação, mesmo quem viaja nos bancos traseiros”.

Ao que tudo indica, os primeiros modelos Neue Klasse — uma nova plataforma multienergias a estrear em 2025 que servirá de base aos futuros modelos da BMW — já poderão contar com esta tecnologia.

Contudo, é pouco provável que venham a abdicar já dos ecrãs a bordo. No CES vimos também uma imagem teaser que, ao que tudo indica, antecipa o interior do primeiro modelo de produção Neue Klasse e este integrava um ecrã a toda a largura do interior — ainda que de baixa altura —, na base do para-brisas.

BMW Neue Klasse tabliê
Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW 3.0 CSL?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema: