Notícias i Vision Dee é o futuro digital da BMW. E será também o próximo Série 3?

CES 2023

i Vision Dee é o futuro digital da BMW. E será também o próximo Série 3?

O BMW i Vision Dee conta com uma pintura que muda de cor, mas mais importante, dá-nos um vislumbre do que poderá ser o próximo Série 3.

Revelado no CES 2023, o BMW i Vision Dee é uma das grandes surpresas da maior feira tecnológica do mundo e não é difícil perceber porquê.

Assente na nova plataforma Neue Klasse — uma nova plataforma multienergias a estrear em 2025 que servirá de base aos futuros modelos da BMW — o i Vision Dee deixa bem clara a aposta da marca alemã na digitalização. Até o seu nome o faz, com a designação “Dee” a significar “Digital Emotional Experience”.

Oliver Zipse, o diretor executivo do BMW Group elucida-nos sobre o novo concept: “Com o BMW i Vision Dee, estamos a mostrar as possibilidades que existem quando as inovações de hardware e software se unem. Desta forma, conseguimos explorar todo o potencial da digitalização e transformar o veículo num «companheiro» de viagem inteligente”.

A NÃO PERDER: CEO da BMW alerta: “fim do motor de combustão pode ter riscos políticos”
BMW i Vision Dee vista traseira

Já olhando para a atual gama da BMW, o que este protótipo faz é simplesmente mostrar-nos o que poderá vir a ser uma versão elétrica do BMW Série 3 ou, quiçá, até o seu sucessor direto.

Simplificar foi a ordem

Talvez ciente de nos últimos tempos o visual dos seus modelos — em particular a dimensão do seu duplo rim — tem sido alvo de críticas, a BMW decidiu reinventar-se com o i Vision Dee.

No exterior destacam-se as linhas simples e a nova interpretação da típica grelha da BMW, que foi substituída por dois painéis digitais que incorporam faróis LED cuja forma e tamanho pode variar para oferecer ao i Vision Dee uma «cara».

BMW i Vision Dee vista lateral
Apesar de futurista, a silhueta do i Vision Dee é bastante… clássica. Trata-se de uma berlina tricorpo, como o Série 3 atual, e saúda-se o regresso de um “Hoffmeister kink” muito bem definido, sem tentativas vãs de o reinventar, como acontece noutros BMW atuais.

Passando para a lateral, a linha de cintura é mais baixa do que em qualquer BMW atual e os vidros podem projetar mensagens de boas vindas, ícones digitais e até um avatar do condutor.

Por fim, na traseira reencontramos a solução usada na dianteira, com dois painéis digitais a cumprirem as funções de faróis.

Contudo, o maior destaque no exterior do novo protótipo da BMW é a sua pintura. Lembram-se do iX Flow que podia mudar entre preto e branco revelado pela BMW no CES 2022?

O i Vision Dee recorre a uma evolução da tecnologia usada nesse protótipo e pode assumir uma de 32 cores diferentes, assim como assumir padrões diversos.

Interior tecnológico, mas sem ecrãs

O interior do i Vision Dee também surpreende como o exterior, com a BMW a imaginar um futuro sem ecrãs no habitáculo — seja para o painel de instrumentos, seja para o infoentretenimento. apesar da tremenda aposta na digitalização.

Para vermos a informação que queremos, a BMW aposta tudo «aposta tudo» num head-up display… enorme — estende-se por todo o para-brisas. Este apoia-se num novo sistema operativo (a estrear em 2025) e está associado ao “BMW Mixed Reality Slider” que permite aos ocupantes escolherem qual o conteúdo digital que lhes é exibido.

Este processo de seleção conta com um total de cinco etapas. O condutor pode optar por uma visão mais analógica e tradicional (à moda antiga) ou então pode adicionar informações sobre a condução, conteúdos do sistema de comunicação ou projeções de realidade aumentada.

Com a informação concentrada no para-brisas e os comandos resumidos a algumas superfícies hápticas (também podemos «falar» com o Dee), o design do interior reflete a simplificação que encontramos no exterior.

Não vemos botões ou comandos físicos (exceto um na entre os bancos) e os materiais estão longe daqueles a que nos habituámos a encontrar nos BMW. No lugar do couro, madeira, plástico ou metal encontramos… tecido.

BMW i Vision Dee e i Vision Circular
O i Vision Dee é o segundo de três protótipos com os quais a BMW vai antecipar os modelos baseados na Neue Klasse. O primeiro foi o i Vision Circular.

E a mecânica?

Para já a BMW não revelou quaisquer detalhes técnicos acerca do i Vision Dee, mas ao antecipar o primeiro modelo Neue Klasse, deverá também ser elétrico como este — o novo modelo vai estrear a sexta geração da cadeia cinemática elétrica da BMW.

Mesmo ao nível do design, o i Vision Dee informa-nos sobre a futura aparência do Neue Klasse que, como podemos ver, assume o formato de uma berlina tricorpo, quase que confirmando que se trata do esperado futuro Série 3 elétrico.

E que poderá assumir, para mais, o papel de substituto da atual geração Série 3, dada a flexibilidade da nova plataforma, que também permite a existência de motorizações híbridas.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do BMW Série 2 Active Tourer?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW Série 2 Active Tourer testado. Tem argumentos contra a «moda» SUV?