Notícias Onde está a rival da BMW M para a Audi RS6 Avant?

Carrinhas desportivas

Onde está a rival da BMW M para a Audi RS6 Avant?

Já conhecemos a carrinha mais "bad ass" do momento, a Audi RS6 Avant. Mas será que teremos uma rival de Munique para ela, uma nova BMW M5 Touring?

bmw m5 touring e61

A última vez que vimos uma BMW M5 Touring, isto é, uma carrinha M5, foi há uma dúzia de anos, surgida em 2007. Identificada pelo código E61, ainda hoje representa um pico apoteótico no que toca não só à história do M5, como também no que toca à história das carrinhas desportivas.

Apoteótico não nos parece exagerado, já que por baixo do capot da E61 estava um motor digno de um superdesportivo — o seu V10 naturalmente aspirado, com cinco litros de capacidade, debitava sonoros 507 cv às 7750 rpm, perfeitamente equiparável ao V10 do Lamborghini Gallardo, seu contemporâneo.

Ao contrário da Audi, carrinhas desportivas com o cunho da BMW M GmbH são raras. A E61 foi apenas a sua segunda carrinha desde sempre, sucedendo à outra M5 Touring, duas gerações atrás, a E34carrinhas M3? Nem vê-las…  

A NÃO PERDER: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: BMW M5 Touring (E61)
BMW M5 F90
M5 F90, em comercialização… mas só o sedan.

Não que não haja interesse… Juntar a performance e dinamismo de um M5 com a versatilidade possibilitada por uma carrinha? Quem não se sentiria atraído?

Com a revelação da nova e ameaçadora Audi RS6 Avant, a pergunta voltou a ganhar relevância, …

… haverá espaço para uma nova M5 Touring?

Curto e grosso, NÃO! — é o que podemos retirar das palavras de Markus Flasch, o novo chefe da BMW M GmbH, em entrevista à britânica Car Magazine.  Os culpados? Sobretudo os mesmos de sempre, os SUV:

“Carrinhas não fazem parte do nosso plano M. Se perguntasse a clientes na Áustria, Suíça ou Alemanha, eles provavelmente aprovariam, mas nós somos uma empresa global e temos tantas coisas para lidar do lado dos grupos motrizes que não consideramos produtos como esses. É para isso que os SUV servem.”

É certo que as carrinhas RS da Audi têm um peso distinto, tanto em história, como imagem, mas a AMG, a outra parte deste trio, não levanta questões em apostar tanto nos SUV como nas carrinhas: C 63 e E 63 estão aí para as curvas.

BMW X3 M Competition
BMW M de contornos mais familiares? Só mesmo SUV, como o novo X3 M.

Markus Flasch refere que, atualmente, o BMW M mais vendido no planeta é precisamente o SUV X3 M40i — um modelo M Performance, e não um M “puro e duro”. E para reforçar o argumento de que o SUV é o caminho certo, este ano haverá quatro novos SUV com a chancela da M: X3 M, X4 M, X5 M e X6 M, sem contar com as versões M Performance M50i dos X5 e X7.

A NÃO PERDER: Existe uma BMW M5 Touring com o V12 do McLaren F1

Nova M5 Touring ou até mesmo uma M3 Touring? Não tenhas muitas esperanças…

Sabe esta resposta?
Qual a origem dos motores do renovado Opel Astra (2019)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Por baixo do capot, tudo novo. Já conduzimos o renovado Opel Astra