Notícias Existe uma BMW M5 Touring com o V12 do McLaren F1

Motor

Existe uma BMW M5 Touring com o V12 do McLaren F1

Antes de ser instalado definitivamente na traseira do McLaren F1, o épico V12 encontrou lugar numa BMW M5 Touring (E34) durante o seu desenvolvimento.

BMW M5 Touring E34 V12

Considerado por muitos como o melhor motor de todos os tempos, o 6,1 V12 naturalmente aspirado do McLaren F1 — o S70/2 — continua a fascinar tanto hoje como quando foi lançado, há mais de um quarto de século.

Mas a história por trás do S70/2, concebido pela BMW sob a direção do mestre Paul Rosche, é tanto ou mais fascinante.

Agora, ficámos a conhecer mais um pedaço dessa história, graças a Chris Harris e ao podcast Collecting Cars, do qual é anfitrião. Chris Harris teve como convidado David Clark, ex-diretor para os carros de estrada e competição da McLaren entre 1994 e 1998, e o tema da conversa girou à volta do McLaren F1, que também iniciava a sua carreira na altura.

RELACIONADO: As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: BMW M5 Touring (E61)
mclaren f1

Clark revela a Harris em como a BMW criou um protótipo com base na M5 Touring E34 para testar o poderoso V12 de mais de 600 cv do F1, protótipo que ainda está na posse marca bávara.

Deve ser um monstro. Temos que recordar que a BMW M5 Touring E34 vinha equipada com um seis cilindros em linha com 340 cv, pelo que o V12 não só duplicava o número de cilindros como também praticamente duplicava o número de cavalos —  e tudo entregue às rodas traseiras e não distribuído pelas quatro rodas como acontece com o M5 dos nossos dias.

David Clarke conduziu esse protótipo e de acordo com ele, “é uma coisa chocante” — só podemos imaginar… 

É sabido que a BMW mantém uma coleção de protótipos, “criaturas” que nunca chegaram a ver a luz do dia, projetos que não seguiram para a frente ou até experiências. Desde um M3 pick-up ao M8 com base no primeiro série 8, há de tudo um pouco, mas uma M5 Touring com o V12 do McLaren F1 é uma novidade.

BMW S70/2

Agora que sabemos da existência desta muito especial M5 Touring, será que a BMW a revelará ao mundo?

Sabe esta resposta?
A terceira geração do BMW Série 1 recorre a que plataforma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Revelado. Tudo o que precisas de saber sobre o novo BMW Série 1