Notícias O primeiro Gazoo Racing de todos foi também o mais improvável

Arranque a Frio

O primeiro Gazoo Racing de todos foi também o mais improvável

Na Europa, o primeiro Toyota assinado pela Gazoo Racing foi o contagiante Yaris GRMN em 2017, mas no Japão, a sigla GRMN surgiu muito antes, em 2009.

Toyota iQ GRMN ótica traseira e símbolo GRMN
© Collecting Cars

O que interessa é começar… É o que podemos afirmar quando «descobrimos» que o primeiro Toyota a ostentar a sigla GRMN foi o simpático iQ e não um desportivo «a sério».

Recorda-se do iQ? O citadino da Toyota chegou em 2008 como uma resposta ao Smart fortwo, mas conseguia «encaixar» quatro pessoas nos seus menos três metros de comprimento.

Toyota iQ GRMN, a curvar em circuito, frente
© toyota

Não foi preciso esperar muito pelo desportivo iQ GRMN. Em 2009 era lançado como uma edição limitada de apenas 100 unidades e em exclusivo no Japão.

Estava longe de ser um «monstro de performance»: tinha apenas 99 cv de potência extraídos do conhecido quatro cilindros de 1,33 l e uma caixa manual de seis velocidades.

O «toque» da Gazoo Racing podia ser visto na adição de discos traseiros, suspensão e escape revistos, e nas jantes forjadas de 16″ da Rays.

Soube a pouco? Bem, a Gazoo Racing tinha mais um «trunfo na manga». Em 2012 seria lançada uma nova série limitada a 100 unidades e o seu nome diz tudo: iQ GRMN Supercharged.

Um compressor da Rotrex foi adicionado ao 1.33, elevando os números para uns mais espigados 122 cv e 174 Nm de binário (!). Agora sim, era um pocket rocket…

Toyota iQ GRMN Supercharged, frente 3/4
© Gazoo Racing Este iQ GRMN Supercharged em particular é do «patrão» Akio “Morizo” Toyoda, o presidente da Toyota. E exibiu-o no último Tokyo Auto Salon, juntamente com outros modelos da sua garagem, onde se inclui um Century GRMN ou… um Suzuki Jimny.

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O motor de um destes Toyota teve o «dedinho» da Yamaha.