Notícias Sem medo do Porsche 718. Primeiro Gazoo Racing da história

Vídeos RA

Sem medo do Porsche 718. Primeiro Gazoo Racing da história

Dois motores elétricos, aerodinâmica ativa e baixo peso. É esta a fórmula da Gazoo Racing para o FT-Se, o sucessor espiritual do Toyota MR2.

miguel dias no kenshiki forum com toyota gr ft-se
© Razão Automóvel

Apresentado em outubro, no Salão de Tóquio, o Gazoo Racing FT-Se cruzou-se finalmente connosco, desta vez ao vivo e em Bruxelas (Bélgica), durante a 5.ª edição do Fórum Kenshiki, o evento anual onde a Toyota e a Lexus mostram as suas maiores novidades para os próximos anos.

Este protótipo, de linhas muito agressivas, antecipa o próximo desportivo da Toyota, ainda que o mais provável é que venha a ser vendido sob outro emblema, o da Gazoo Racing. A popularidade da divisão desportiva da Toyota não para de crescer: seja pelos triunfos na competição (resistência, todo o terreno e ralis) ou por modelos como o GR Yaris, GR Supra e, mais recentemente, GR86.

A confirmar-se, será uma espécie de promoção da Gazoo Racing (GR) a marca autónoma, com liberdade para assinar desportivos próprios, ainda que recorrendo, naturalmente, à tecnologia da «casa mãe», a Toyota.

O que se sabe até agora?

O recurso à tecnologia da «casa mãe» pode ser constatado logo na plataforma. O FT-Se, que muitos vêem como o sucessor espiritual do Toyota MR2, vai assentar sobre uma nova base modular da Toyota dedicada aos 100% elétricos.

As primeiras impressões ao vivo impressionam, devido às suas proporções. O GR FT-Se é mais comprido e largo que o GR86, mas bastante mais baixo.

Além da plataforma que estará na sua base, pouco ou nada se sabe em torno do Gazoo Racing FT-Se: quanto a números, nem vê-los. Nem sobre o peso, a potência ou a capacidade da bateria.

Gazoo Racing FT-Se frente

Em conversa com um dos designers responsáveis fiquei a saber que terá dois motores elétricos, um por cada eixo, uma bateria extremamente fina (posicionada entre os dois eixos, por baixo dos dois assentos) e um peso relativamente baixo para um elétrico deste género.

Matt Harrison, diretor executivo da Toyota Motor Europe, por outro lado, foi peremptório durante a apresentação inicial do Fórum Kenshiki 2023, afirmando que este será um elétrico emocionante e pensado para quem gosta verdadeiramente de conduzir.

Olhando para aquilo que a Gazoo Racing tem feito nos modelos de estrada da Toyota, como o GR86, por exemplo, diria que podemos ficar descansados. Quer ao nível do tato dos comandos, da afinação do chassis e até do «combate» ao peso, ninguém tem nada a ensinar aos engenheiros da Gazoo Racing.

Quando chega?

Uma coisa é certa, o protótipo Gazoo Racing FT-Se vai dar origem a um modelo de produção — muito provavelmente com outro nome. Porém, a Toyota (ou a Gazoo Racing, neste caso) não fez qualquer previsão acerca da data de chegada deste desportivo.

Mesmo assim, e entrando no campo da especulação, diria que isso não vai acontecer antes de 2027 ou 2028. Isto porque a plataforma que este desportivo vai usar só será estreada num modelo de produção em 2026, com a versão de produção do LF-ZC da Lexus e, logo depois, pelo modelo de produção do Toyota FT-3E.