Notícias “Vamos continuar a fazer motores”. Akio Toyoda manda recado a toda a indústria

Indústria

“Vamos continuar a fazer motores”. Akio Toyoda manda recado a toda a indústria

Akio Toyoda afirma que o carbono é o único inimigo a abater. O motor de combustão continua a fazer parte da solução e não do problema.

Akio Toyoda no Tokyo Auto Salon 2024
© Noriaki Mitsuhashi / N-RAK PHOTO AGENCY

Em mais uma edição do Tokyo Auto Salon, Akio Toyoda voltou a efetuar o discurso de boas vindas no espaço da Gazoo Racing, mas em nome pessoal, como “Morizo”.

O chairman da Toyota mantém-se firme no desenvolvimento dos motores de combustão e enviou mesmo um «recado» a todos os construtores de automóveis: “Vamos continuar a fazer motores!”.

A missão de Akio Toyoda é a de continuar a oferecer diversas alternativas aos consumidores em termos de tecnologia, mas também a de defender os empregos de mais de cinco milhões de trabalhadores da indústria automóvel no Japão.

No seu discurso, Akio Toyoda afirma que “por sermos apaixonados por automóveis, podemos construir o futuro. O meu gosto pelos automóveis faz-me querer experimentar diversas tecnologias”.

“Algumas pessoas gostam de automóveis elétricos. Outras afirmam que este é o momento certo para os híbridos (full hybrid). Além destes há ainda os híbridos plug-in e o hidrogénio. Independentemente da motivação, a verdade é apenas uma. O único inimigo é o carbono.”

Akio Toyoda, chairman da Toyota

Apesar disto, todos sabemos que Morizo é um apaixonado por automóveis e pelos motores de combustão, revelando que “os sons e os cheiros dos motores são irresistíveis”.

Planos para o futuro

Segundo Toyoda, “a forma de alcançar a neutralidade carbónica depende de cada país ou região. No entanto, o desejo comum continuam a ser os automóveis e há construtores fora do Japão que partilham este mesmo desejo.”

A estratégia da Toyota, no entanto, continua bem definida. “Por acreditar que os veículos 100% elétricos não representam a única forma de alcançar a neutralidade carbónica, temos vindo a trabalhar em soluções que incluem motores a hidrogénio desde há três anos”, refere Toyoda.

“No ano passado, experimentámos o hidrogénio líquido e conduzimos um veículo com esta solução nas 24 horas de Le Mans. Porquê tanto esforço? Porque não podemos construir o futuro se não o fizermos com os nossos parceiros”.

Akio Toyoda no Tokyo Auto Salon 2024
© Noriaki Mitsuhashi / N-RAK PHOTO AGENCY

Tal como é referido por Akio Toyoda, “os motores (de combustão) ainda têm um papel a desempenhar como um meio prático de alcançar a neutralidade carbónica”. Por essa razão, Morizo lança o desafio: “vamos aperfeiçoar a tecnologia dos motores! Vamos iniciar um projeto deste tipo!”.

“A todos os que fabricaram motores até agora, vamos continuar a fabricar motores!”.

Akio Toyoda, chairman da Toyota

Para que isso aconteça, Akio Toyoda reconhece que “a ajuda de todos continuará a ser necessária”, mas também adianta que “nunca deixará que todo o trabalho efetuado até agora seja desperdiçado”.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Toyota partilha a sua plataforma com o Starlet?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito «estranho» mas gostei tanto dele