Notícias Promessa não cumprida: o Alfa Romeo Mito GTA

Arranque a Frio

Promessa não cumprida: o Alfa Romeo Mito GTA

Já passaram praticamente 15 anos desde que a Alfa Romeo tentou-nos com o MiTo GTA. As promessas eram muitas, mas nunca passaram disso.

Alfa Romeo MiTo GTA Concept, frente
© Alfa Romeo

Foi em março de 2009 que a Alfa Romeo revelou (em Genebra) o MiTo GTA, o hot hatch hardcore que faltava à marca e que se aproximava mais da essência dos Gran Turismo Alleggerita do que os 156 e 147.

Fazendo jus ao nome, não faltava fibra de carbono (spoiler traseiro, tejadilho, capas dos retrovisores), alumínio (sistema de travagem, suspensão, entre outros) e ausência do banco traseiro.

O cuore também prometia bater forte no MiTo GTA. Afinal, anunciava 240 cv extraídos do então novo 1.75 TBI, estreado no 159 — a maioria dos hot hatch rivais nem 200 cv tinha. Menos 20 mm de distância ao solo e suspensão adaptativa rematavam o conjunto.

“Promete!”, era dizer pouco na altura…

Depois… Nada aconteceu, ou quase. Em novembro do mesmo ano a Alfa Romeo desvendava o MiTo QV. Apesar do excelente 1.4 Multiair de 170 cv, não deixou saudades. A Abarth fez melhor com os mesmos ingredientes no Punto.

Afinal, porque não avançou? «Culpe» a crise financeira global de então, como a marca o fez. O MiTo GTA era, para todos os efeitos, uma excentricidade.

Alfa Romeo Giulia GTAm
221 mil euros

Alfa Romeo Giulia GTAm. 540 cv e menos 100 kg. A derradeira berlina desportiva?

8/10

O Alfa Romeo Giulia GTA presta tributo ao modelo original de 1965 ao mesmo tempo que se posiciona como referência entre as berlinas de quatro portas injetadas com testosterona.

Joaquim Oliveira

Como a esfregar sal na ferida, os dois protótipos construídos (um para exibir e outro para filmagens) eram, na realidade, MiTo 1.3 JTDm — sim… Diesel.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipava o Alfa Romeo 147 GTA?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hot Hatch com 6 cilindros. A receita mais apaixonante?