Notícias Faleceu Sir Frank Williams, o fundador da Williams Racing e um “gigante da Fórmula 1”

Óbito

Faleceu Sir Frank Williams, o fundador da Williams Racing e um “gigante da Fórmula 1”

Sir Frank Williams, fundador da equipa de Fórmula 1 Williams Grand Prix Engineering, faleceu hoje aos 79 anos.

Sir Frank Williams
© Williams Racing

Sir Frank Williams, fundador da Williams Racing, faleceu hoje, aos 79 anos, após ter sido internado na última sexta-feira no hospital com pneumonia.

Numa declaração oficial em nome da família publicada pela Williams Racing, diz: “hoje prestamos homenagem à nossa figura de proa muito amada e inspiradora. Frank fará muita falta. Solicitamos que todos os amigos e colegas respeitem os desejos da família Williams de privacidade neste momento.”

Também a Williams Racing, através do seu CEO e Chefe de Equipa, Jost Capito, declarou que a “equipa da Williams Racing está verdadeiramente triste com o falecimento do nosso fundador, Sir Frank Williams. Sir Frank é uma lenda e um ícone do nosso desporto. O seu falecimento marca o fim de uma era para a nossa equipa e para a Fórmula 1.”

VEJAM TAMBÉM: Ayrton Senna na Williams? Com uma condição… conduzir o Honda NSX

Capito relembra-nos também do que Sir Frank Williams alcançou: “Ele era único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis na sua vida, ele liderou a nossa equipa durante 16 Campeonatos Mundiais, tornando-nos numa das equipas mais bem sucedidas na história da modalidade.

Os seus valores que incluem integridade, trabalho de equipa e uma independência e determinação feroz, continuam a ser a essência da nossa equipa e são o seu legado, assim como é o nome de família Williams com que orgulhosamente corremos. Os nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil.”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Williams Racing (@williamsracing)

Sir Frank Williams

Nascido em 1942 em South Shields, Sir Frank fundou a sua primeira equipa em 1966, a Frank Williams Racing Cars, correndo na Fórmula 2 e Fórmula 3. A sua estreia na Fórmula 1 aconteceria em 1969, tendo como piloto o amigo Piers Courage.

A Williams Grand Prix Engineering (de seu nome completo) nasceria apenas em 1977, após uma parceria sem resultados positivos com a De Tomaso e a aquisição de uma parte maioritária da Frank Williams Racing Cars por parte do magnata canadiano Walter Wolf. Após ter sido removido da posição de chefe de equipa, Sir Frank Williams, juntamente com um então jovem engenheiro Patrick Head, fundaram a Williams Racing.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by FORMULA 1® (@f1)

Seria em 1978, com a concepção do primeiro chassis desenvolvido por Head, o FW06, que Sir Frank conseguiria a primeira vitória para a Williams e a partir daí o sucesso da equipa não parou de crescer.

O primeiro título de pilotos chegaria em 1980, com o piloto Alan Jones, ao qual seriam somados mais seis, sempre com pilotos diferentes: Keke Rosberg (1982), Nelson Piquet (1987), Nigel Mansell (1992), Alain Prost (1993), Damon Hill (1996) e Jacques Villeneuve (1997).

A presença dominadora da Williams Racing na modalidade não deixou de crescer durante este período, mesmo quando Sir Frank sofreu um acidente rodoviário que o deixou tetraplégico em 1986.

Sir Frank Williams deixaria a liderança da equipa em 2012, após 43 anos à frente da sua equipa. A sua filha, Claire Williams, tomaria o seu lugar na liderança da Williams Racing, mas após a aquisição da equipa pela Dorillon Capital em agosto de 2020, tanto ela como o pai (que ainda estava envolvido na empresa), deixavam os seus cargos na empresa com o seu nome.