Notícias Pneus de Fórmula 1 num Toyota MR2. Ficou mais rápido?

Arranque a Frio

Pneus de Fórmula 1 num Toyota MR2. Ficou mais rápido?

Um Toyota MR2, um circuito improvisado e um cronómetro para tirar as dúvidas sobre se fica ou não mais rápido com os pneus de um Fórmula 1.

Toyota MR2 pneus Fórmula 1

Depois de terem colocado pneus de um Fórmula 1 num Caterham, o canal Driven Media voltou à carga, desta vez colocando-os num Toyota MR2 para responder em definitivo à questão se tornam ou não um carro de estrada mais rápido.

Nesta experiência (um pouco) mais séria, colocaram o MR2 à prova num circuito de ocasião e de cronómetro em punho mediram o tempo primeiro com as rodas «normais» e depois com as rodas de um Fórmula 1.

Para tudo funcionar, também o MR2 teve de receber adaptadores para os cubos das rodas e algumas modificações forçadas aos guarda-lamas e cavas das rodas dianteiras. Tudo para que as rodas pudessem virar devidamente.

VEJAM TAMBÉM: Toyota MR2 do futuro vai ser elétrico? Sports EV praticamente confirma-o
Toyota MR2 com pneus Fórmula 1

Como se constatou no Caterham, os pneus de um Fórmula 1 precisam de calor para funcionarem como prometido — em corrida andam pelos 100-110 ºC. Por isso, usaram cobertores elétricos para os aquecer e só então «lançaram» o MR2 para a prova.

Será que foi mais rápido? A resposta no vídeo.

Porquê um Toyota MR2? Primeiro, tal como um monolugar de Fórmula 1, o motor está em posição central traseira e tem tração traseira. Segundo, os seus discos de travão eram pequenos o suficiente para caber nas jantes de 13″ que equipavam os Fórmula 1.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota GR Corolla partilha o seu motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

GR Corolla vs GR Yaris. De onde vieram os 43 cv a mais?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

GR Corolla vs GR Yaris. De onde vieram os 43 cv a mais?