Notícias Volkswagen faz mais uma parceria na China para nova plataforma

Indústria

Volkswagen faz mais uma parceria na China para nova plataforma

A Volkswagen, através da sua joint venture com a FAW, está interessada na nova plataforma desenvolvida pela startup chinesa ZTC.

Leapmotor C11 visto de lado
© Leapmotor

A joint venture da Volkswagen com o grupo chinês FAW poderá estar em negociações com a startup chinesa ZLT (Zhejiang Leapmotor Technology) para uma eventual parceria tecnológica.

Tal como referido pela imprensa chinesa, a Leapmotor apresentou recentemente uma nova plataforma específica para automóveis elétricos. O diretor executivo da empresa, Zhu Jiangming, referiu que pretendia licenciar a mesma a outros construtores de automóveis.

Linha de montagem de uma fábrica de automóveis
© Volkswagen

Entre estes construtores, poderá estar a Volkswagen-FAW, tal como referido no website financeiro Cailianshe. No entanto, nenhuma das marcas se demonstrou disponível para mais declarações.

Segundo a mesma página, a nova arquitetura da ZLT “Four Leaf Clover”, ou LEAP 3.0, poderá ser uma solução para a Volkswagen-FAW voltar a dinamizar a marca Jetta no mercado chinês.

O objetivo é reverter a trajetória das vendas da marca no mercado automóvel mais importante do planeta. E claro que, neste momento, os alvos a «abater» são a BYD e a Tesla.

Esta nova parceria acontece pouco tempo depois de outra ter sido firmada entre a Volkswagen e a Xpeng, com o gigante alemão a ter adquirido, inclusive, uma parcela do construtor chinês.

Tal como referido por Zhu Jiangming à imprensa, na mesma apresentação, a Leapmotor esteve em conversações avançadas com duas empresas estrangeiras sobre uma possível parceria, incluindo um novo player na categoria dos automóveis elétricos. Além disso, este poderá vir a produzir modelos desenvolvidos pela Leapmotor em mercados estrangeiros.

Porquê a “Four Leaf Clover”?

A Leapmotor afirma que esta nova arquitetura conta com uma nova plataforma integrada de processamento capaz de controlar todas as funções inteligentes do veículo, como as relacionadas como a condução autónoma ou as do cockpit.

Além destas capacidades, no entanto, a nova plataforma da ZLT tem ainda outra vantagem que os construtores apreciam, relacionada com custos de produção.

Segundo Zhu, graças a uma redução da quantidade de cabos e unidades de comando, por cada automóvel, é possível poupar cerca de 500 yuans (cerca de 63,15 euros).

Durante a apresentação da nova plataforma, Zhu Jiangming referiu que a atualização desta também já está a ser desenvolvida. A LEAP 4.0 já tem a sua apresentação prevista para 2025.