Notícias Férias com a casa às costas. Ford revela nova Transit Custom Nugget

Apresentação

Férias com a casa às costas. Ford revela nova Transit Custom Nugget

A Ford acaba de revelar a nova geração da Nugget, uma autocaravana com base na Transit Custom e nem sequer falta um chuveiro com água quente.

Ford Transit Custom Nugget perfil com teto basculante e porta lateral abertos
© Ford

A autocaravana Ford Nugget pode ser uma novidade no nosso país, mas na Alemanha é uma proposta com uma história que se prolonga por três décadas. Só muito recentemente a Ford começou a expandir a comercialização da Nugget para mais mercados.

Agora, aproveitando o chegada da nova geração da Transit Custom, a Ford Pro «levantou o pano» sobre uma nova Nugget, estreando-se publicamente na edição deste ano do Caravan Salon em Düsseldorf (25/08 a 03/09).

O local de apresentação escolhido não podia ser outro: a Alemanha não é apenas o maior mercado automóvel europeu, é também o maior mercado de autocaravanas do continente.

A nova Ford Transit Custom Nugget

A nova Nugget resulta, mais uma vez, de uma parceria — de longa data, com quase seis décadas — entre a Ford e a Westfalia, a conhecida marca de autocaravanas.

Ao ser baseada na nova Transit Custom, a Nugget herda a aparência desta, mas o destaque vai quase todo para o trabalho de conversão feito no interior.

A Ford diz que é agora mais fácil circular no interior, graças a um piso plano e mais baixo, além de que podemos aceder à área de estar a partir da cabina devido à passagem existente entre os bancos dianteiros. Estes podem ainda rodar para trás.

Interior, segunda fila
© Ford

O banco traseiro tem três lugares, pode ser opcionalmente aquecido, e desloca-se longitudinalmente sobre calhas, sendo mais fácil de o colocar na posição desejada.

Atrás do banco traseiro encontramos a área da cozinha que assume uma disposição em “L”. Integra uma gaveta frigorífica capaz de transportar garrafas na vertical e tem uma nova placa de fogão e lava-loiça integrados, agora com água quente de série. Com água quente de série também temos um chuveiro na zona traseira.

A nova Ford Transit Custom Nugget «encontrou» ainda formas de arrumar a mesa e as cadeiras. A primeira ganha um compartimento na porta lateral deslizante, enquanto as segundas podem ser arrumadas no portão traseiro.

Há ainda cortinas opacas de enrolar nas janelas e o teto basculante conta com um novo tecido auto dobrável para simplificar a descida.

Mais tecnológica e digital

A ideia por detrás da nova Ford Nugget pode ser uma de escapismo, mas não significa que tenhamos de nos desligar do mundo.

Esta autocaravana traz de série um modem 5G e permite carregar os smartphones sem fios (tem ainda Apple CarPlay e Android Auto sem fios). Tem até a possibilidade de garantir alguma independência energética, caso optemos pela instalação de um teto solar (350 W).

Teto solar no tejadilho
© Ford Podemos ver o generoso e opcional teto solar no topo desta Ford Transit Custom Nugget.

Outra novidade é a adição de um ecrã tátil de 7″ na área de estar que permite verificar e controlar facilmente o aquecimento, os níveis de água, o nível da bateria e a iluminação (em LED). E conta ainda com um inclinómetro.

Além disso, graças a uma aplicação Bluetooth, podemos usar o nosso próprio smartphone como um controlo remoto para as funcionalidades do habitáculo.

Diesel agora, híbrido plug-in mais tarde

A Ford Nugget será lançada no mercado primeiro com o conhecido bloco 2.0 EcoBlue (Diesel) de 170 cv, associado a uma caixa automática de oito velocidades.

A grande novidade será a introdução, mais tarde, de uma versão híbrida plug-in (PHEV), uma estreia absoluta na história desta autocaravana.

Ford Transit Custom Nugget, com teto basculante e porta traseira abertos e bicicleta instalada em suporte traseiro
© Ford

Vai partilhar com o Kuga PHEV — o híbrido plug-in mais vendido da Europa em 2021 e 2022 — a cadeia cinemática híbrida. Isto significa que vai combinar um motor a gasolina de 2,5 l de capacidade com um motor elétrico, para uma potência máxima combinada de 232 cv.

Não foi avançada ainda a autonomia que a bateria de 11,8 kWh (capacidade líquida) permitirá ao Nugget alcançar em modo 100% elétrico, mas devido às dimensões e massa bem superiores, certamente será inferior aos (até) 67 km do SUV.

Ford Transit Custom Nugget frente 3/4
© Ford

Outra novidade no Nugget é a presença de uma suspensão traseira independente que promete contribuir para maiores níveis de conforto e refinamento a bordo. E está ainda prevista uma variante inédita, com quatro rodas motrizes.

Quando chega?

A Ford Transit Custom Nugget vai começar por ser comercializada na Alemanha. As encomendas terão início a 25 de agosto, com as primeiras entregas a acontecerem durante a primavera de 2024.

A sua comercialização será expandida durante o próximo ano a mais 10 mercados europeus. Também chegará a Portugal não havendo, no entanto, indicações de quando terá início a sua comercialização ou o seu preço. Apenas como referência, na Alemanha os preços iniciam-se nos 76 500 euros.