Notícias Novo Volkswagen ID.7. “Passat” elétrico chega este ano com 700 km de autonomia

Apresentação

Novo Volkswagen ID.7. “Passat” elétrico chega este ano com 700 km de autonomia

A Volkswagen acaba de apresentar o seu novo elétrico topo de gama, o ID.7, que vai chegar ao mercado português no outono.

Volkswagen ID.7 frente
© Volkswagen

A espera acabou. A Volkswagen acaba de apresentar o ID.7, que pode ser visto não só como o sucessor exclusivamente elétrico do Passat berlina como também passa a ser, de forma assumida, o topo de gama entre os elétricos da marca alemã.

Rival de modelos como o Tesla Model 3 e o Hyundai IONIQ 6, o Volkswagen ID.7 assenta na plataforma MEB (a base do ID.3, ID.4, ID.5 e… Ford Explorer) e apresenta dimensões vastas, acima das do Passat berlina — é, por exemplo, 17 cm mais comprido fixando-se nos 4940 mm.

Se o compararmos com o Tesla Model 3 (4694 mm) e o Hyundai IONIQ 6 (4855 mm), percebemos que o elétrico alemão é maior do que estes dois rivais, o que deve refletir-se no espaço disponível a bordo.

A NÃO PERDER: Volkswagen quer adiar norma Euro 7 para 2026

Do ponto de vista estético, a Volkswagen voltou a apostar em linhas muito «limpas», um pouco à imagem do que já nos tem vindo a habituar nos restantes modelos da família ID.

Volkswagen ID.7 perfil
© Volkswagen O Volkswagen ID.7 apresenta-se com 4940 mm de comprimento, 1859 mm de largura e 1529 mm de altura, mas apresenta aerodinâmica eficaz, com um Cx de apenas 0,23

O resultado é um modelo de superfícies muito elegantes e linhas muito fluídas, tudo para que este ID.7 tenha o melhor comportamento aerodinâmico possível. O coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,23.

Novo ecrã e sistema de infoentretenimento

No interior do ID.7, a Volkswagen seguiu as linhas que já conhecemos dos outros modelos da família “ID”: uma imagem minimalista, com poucos botões físicos e um enorme ecrã ao centro, e com um pequeno ecrã atrás do volante, a servir de painel de instrumentos.

Volkswagen ID.7 habitáculo
© Volkswagen A Volkswagen manteve a aposta numa imagem minimalista para o interior, mas a evolução face aos restantes ID é notória

Mas mesmo que o desenho geral seja familiar, nota-se uma evolução na apresentação e, promete a marca, nos materiais e ergonomia.

A juntar a isso, a Volkswagen também promete uma evolução significativa no capítulo multimédia, sendo que para isso propõe um painel de instrumentos (muito bem integrado no tabliê), um novo head-up display com realidade aumentada e um novo sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 15″.

Volkswagen ID.7 interior
© Volkswagen Ao centro agora encontramos um ecrã tátil com 15″

E esta promete mesmo ser uma das maiores notas de destaque do ID.7, uma resposta da Volkswagen às críticas que os restantes modelos ID têm recebido a este nível.

Além deste ecrã multimédia ser maior, conta com uma interface totalmente renovada que permite ter sempre à disposição uma zona (na parte superior) de botões digitais permanentes para que a navegação seja mais rápida e mais intuitiva.

Volkswagen ID.7 consola central
© Volkswagen Os comandos táteis abaixo do ecrã central agora são retroiluminados

A somar a isso, na base do ecrã vamos continuar a contar com comandos táteis para a climatização e para o volume, mas que agora passam a ser retroiluminados.

LEIAM TAMBÉM: Depois do ID. 2all o ID.1. Volkswagen prepara elétrico ainda mais barato

O sistema de reconhecimento de voz também é completamente novo, tal como o sistema de ar condicionado. A Volkswagen garante que este consegue distinguir as diferentes temperaturas dentro do habitáculo de maneira a homogeneizar toda a cabine, estando pensado para que nenhum dos passageiros leve diretamente com a corrente de ar, graças a um sistema de difusão.

Volkswagen ID.7 bancos
© Volkswagen

E o espaço?

O ID.7 promete muito espaço para os passageiros da segunda fila de bancos, sobretudo ao nível das pernas, muito por culpa, como referimos acima, das suas (generosas) dimensões.

Passando para a bagageira, este elétrico disponibiliza 532 litros de capacidade de carga, um número que pode crescer até aos 1600 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Duas baterias e até 700 km de autonomia

Deixámos o mais importante para o fim, a máquina elétrica do ID.7, que tem por base um novo motor elétrico (síncrono de ímanes permanentes) montado no eixo traseiro, que disponibiliza 210 kW (286 cv) de potência máxima e 545 Nm de binário máximo, número que fazem deste o motor mais potente montado num Volkswagen ID.

A NÃO PERDER: Volkswagen Golf com motor de combustão pode «morrer» com esta geração

Este motor será o único disponível (pelo menos para já) no ID.7, mas terá duas versões distintas, denominadas Pro e Pro S, com a principal diferença entre as duas a estar na capacidade das baterias.

A versão Pro terá uma bateria com 77 kWh de capacidade útil (82 kWh de capacidade bruta) e vai permitir uma autonomia máxima, em ciclo WLTP, a rondar os 615 km. Esta versão suporta carregamentos de até 170 KW em corrente contínua (DC).

Volkswagen ID.7 traseira
© Volkswagen

Já a variante Pro S vai equipar uma bateria com 86 kWh de capacidade útil (91 kWh de capacidade bruta), o que vai permitir uma autonomia máxima (ciclo WLTP) de até 700 km, além de permitir uma maior velocidade de carregamento em corrente DC: até 200 kW.

Quando chega?

As encomendas do novo Volkswagen ID.7 vão abrir nos próximos meses, sendo que a chegada ao mercado português só vai acontecer no outono deste ano.

Quanto aos preços do novo topo de gama elétrico da Volkswagen em Portugal, ainda não há qualquer previsão.