Notícias Novos Superb e Kodiaq. Skoda dá início à revelação de dentro para fora

Antevisão

Novos Superb e Kodiaq. Skoda dá início à revelação de dentro para fora

Os Kodiaq e Superb são os próximos lançamentos da Skoda, que começou por divulgar as primeiras imagens dos interiores de ambos os modelos.

Interior do Skoda Superb 2023
© Skoda

As novas gerações dos Skoda Superb e Kodiaq estão prestes a ser reveladas oficialmente, mas a marca não decidiu esperar para divulgar as primeiras imagens do interior de ambos.

Os interiores foram totalmente revistos em relação aos modelos atuais en diversas vertentes, tais como a da ergonomia ou dos materiais, mas também na da tecnologia.

Entre as novidades está, por exemplo, o novo comando da caixa de velocidades automática, que passou da consola central para a coluna da direção, libertando mais espaço entre os assentos dianteiros.

No topo da consola central, o ecrã tátil existente tem uma dimensão de 13″ e faz companhia ao ecrã da instrumentação, o Virtual Cockpit, com uma diagonal de imagem de 10″.

Além disso, na consola entre os assentos está agora um carregador rápido (15 W), sem fios, destinado ao carregamento de smartphones — um no Superb e até dois no Kodiaq —, e que inclui uma função de arrefecimento.

Junto ao espelho retrovisor, há uma entrada USB-C já a pensar na possibilidade de montar uma câmara. No entanto, o que acaba por contribuir para uma imagem mais sofisticada é mesmo o sistema de iluminação ambiente que estará presente tanto no Skoda Kodiaq como no Superb.

A destacar ainda os bancos dianteiros que a marca diz serem mais ergonómicos e podem incluir função de massagens. O chapéu de chuva não podia faltar, tanto no Superb como no Kodiaq e este, tal como os bancos, são produzidos com materiais de origem sustentável.

Skoda Smart Dials

Talvez com o objetivo de apagar as (más) memórias dos comandos táteis, a Skoda mostra nos novos Superb e Kodiaq novos comandos físicos e rotativos na consola central.

Continuam a ser três, como em modelos mais antigos, mas cada um deles inclui agora um pequeno monitor de 32 mm através do qual podemos ver qual a função selecionada.

Como exemplo, os comandos nos extremos deste trio poderão mostrar a temperatura da climatização, mas também a ventilação e o aquecimento do assento. Quanto ao central, as funções são mais numerosas, sendo possível aceder a quatro de um total de seis disponíveis.

Além da velocidade da ventilação e de outras funções da climatização, este comando pode ainda controlar o volume do sistema de infoentretenimento, alternar entre os diversos modos de condução e até ajustar o zoom dos mapas do sistema de navegação.

Quando é que vão ser revelados?

Os novos Skoda Superb e Kodiaq vão ser revelados no outono (o Superb em novembro). Entre as informações disponibilizadas pela marca, já sabemos que as versões de topo vão voltar a relembrar os nomes dos fundadores da marca, Laurin & Klement.

Além disso, tal como em todos os modelos da marca, é claro que não vão faltar as soluções “Simply Clever”.