Notícias Novinhas em folha. Sabe quem paga estas VW Amarok que patrulham as praias?

Projeto SeaWatch

Novinhas em folha. Sabe quem paga estas VW Amarok que patrulham as praias?

São 30 as Volkswagen Amarok novinhas em folha que estão a patrulhar as nossas praias. Fazem parte do projeto SeaWatch.

Quem já frequentou as praias portuguesas nesta época balnear, poderá ter-se cruzado com elas. Falamos das novas VW Amarok que estão ao serviço do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).

Trata-se de uma frota constituída por 30 pick-ups, cujo objetivo primordial passa por reforçar a vigilância nos cerca de 350 quilómetros de areal onde não existem nadadores-salvadores em permanência.

A Razão Automóvel acompanhou o processo de transformação destas pick-up que fazem parte do projeto SEAWATCH:

O projeto SeaWatch

O projeto Seawatch resulta de uma parceria entre a SIVA | PHS — importador nacional da Volkswagen — e o ISN. Trata-se de um projeto iniciado em 2011 e que conta ainda com o apoio da bp Portugal, Volkswagen Financial Services, Ageas Seguros, entre outros.

Este projeto SeaWatch envolve também a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa, que coloca militares a operar estas viaturas. Os militares recebem formação de nadador-salvador e de condutores de viaturas todo o terreno.

Tudo pago por privados

Não há investimento público envolvido nas viaturas. O que poderia ser uma questão, caso as carrinhas fossem compradas pelo Estado, mas não é o caso. Mas este projeto vai ainda mais longe: todos os custos de utilização são suportados pelo setor privado.

Os veículos mobilizados estão ao serviço do ISN gratuitamente, o combustível é pago pela BP, os seguros são garantidos pela Ageas, a manutenção regular é assegurada pela rede de concessionários da Volkswagen e o equipamento especializado, bem como a formação para o utilizar, também são garantidos por um parceiro.

O projeto SeaWatch está ativo por um período superior ao da época balnear, com o objetivo de antecipar dias de calor, que possam levar banhistas às praias fora de época.

Quanto termina a época balnear, estas unidades voltam aos concessionários. Explicamos todo o processo aqui.

VW Amarok
Este ano, o projeto Seawatch vai contar com o maior contigente de sempre: 30 unidades da VW Amarok, uma VW Multivan e uma VW ID.BUZZ.

A preparação para salvar vidas

Tal como referido no vídeo em destaque, as viaturas que vão estar a circular pelas praias estão equipadas com todos os meios de salvamento necessários para socorro a banhistas: 2 bóias torpedo, 2 cintos de salvamento, prancha de salvamento, plano rígido completo, mala de primeiros socorros, kit de oxigenoterapia, desfibrilhador automático externo e kit de desatolamento.

Em 2022, o projeto SEAWATCH possibilitou o salvamento de 53 veraneantes, efetuando 279 assistências de primeiros socorros e 19 buscas com sucesso de crianças perdidas.

A edição do projeto SEAWATCH deste ano começou a 1 de junho e vai terminar a 31 de outubro, com as viaturas e os seus operadores a garantirem o reforço da segurança nas praias nacionais durante este período.