Notícias BYD Dolphin chega este ano a Portugal e pode custar apenas 30 mil euros

Apresentação

BYD Dolphin chega este ano a Portugal e pode custar apenas 30 mil euros

A ofensiva da BYD na Europa acaba de ganhar dois novos elementos — o Dolphin e o Seal —, numa altura em que a chegada a Portugal está para breve.

BYD Dolphin frente
© BYD

A BYD, acrónimo de “Build Your Dreams”, é uma das mais recentes marcas chinesas a chegar à Europa e está a fazê-lo com estrondo. Depois de apresentar o Atto 3 — que nós já testámos —, o Han e o Tang, a BYD acaba de mostrar mais dois novos modelos 100% elétricos: o Dolphin e o Seal.

O Seal, ou “foca” em português, é uma berlina tradicional de segmento D que tem a mira apontada a modelos como o Tesla Model 3.

O Dolphin (golfinho), por outro lado, é um hatchback de segmento C que quer fazer frente a propostas como o Renault Mégane E-Tech Electric ou o Volkswagen ID.3.

Não se deixem enganar pelos nomes divertidos, estes dois novos modelos da BYD são duas propostas muito sérias e que chegam com argumentos suficientes para se impor no concorrido (e muito importante) mercado europeu.

BYD Dolphin traseira
© BYD O BYD Dolphin vai chegar ao mercado português ainda este ano e pode ter um preço base a rondar os 30 000 euros

Sobretudo o Dolphin, que parece ter sido feito à medida do público europeu: tem uma imagem moderna, um interior «cheio» de tecnologia e, ao que tudo indica, terá um preço base muito competitivo, em torno dos 30 000 euros.

Bateria LFP e mais de 400 km de autonomia

Com 4,29 m de comprimento (o Volkswagen ID.3 mede 4,26 m), o BYD Dolphin assenta na plataforma e-Platform 3.0 (a mesma do Atto 3) da marca chinesa e recorre às baterias Blade de Fosfato de Ferro-Lítio (LFP) da própria BYD, com 60 kWh de capacidade. Sabe-se, contudo, que haverá uma versão de acesso à gama com uma capacidade inferior.

O motor (montado na dianteira) produz 150 kW (204 cv) de potência e 290 Nm, números que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7s e atingir os 170 km/h de velocidade máxima.

Quanto à autonomia (da versão com a bateria maior), está fixada nos 427 km (ciclo WLTP), um número em linha com os seus principais rivais. Já a versão de entrada de gama deverá apresentar-se com uma autonomia a rondar os 300 km.

Importa dizer que o BYD Dolphin suporta velocidades de carregamento de até 11 kW em corrente alternada (AC) e de até 100 kW em corrente contínua (DC) — é possível recarregar, em DC, a bateria de 30% a 80% em apenas 29 minutos.

A somar a isso, o BYD Dolphin está ainda equipado de série com tecnologia V2L (Vehicle to Load), pelo que será possível carregar dispositivos externos a partir da bateria do carro. A potência de saída total pode chegar aos 3 kW.

BYD Dolphin dianteira
© BYD Equipado com uma bateria Blade LFP de 60 kWh de capacidade, o BYD Dolphin anuncia uma autonomia (ciclo WLTP) de até 427 km

Visual moderno e tecnológico

E se em termos de números e de especificações o BYD Dolphin não desilude, o mesmo se pode dizer da imagem exterior, de linhas bem definidas e aparência tecnológica, sem grandes excentricidades.

LEIAM TAMBÉM: Carros chineses são uma ameaça para a Europa?

Isso também é válido para o habitáculo, que não aposta no minimalismo (como tem vindo a ser cada vez mais hábito) nem quer ser excessivamente vistoso.

O resultado é um desenho harmonioso e equilibrado, que tem no ecrã central multimédia com 12,3” o seu maior protagonista: este ecrã pode rodar para ficar em posição vertical ou horizontal.

Equipado com bancos dianteiros de ajuste elétrico e aquecidos (e em couro vegan), o Dolphin conta ainda com 20 espaços de arrumação espalhados por todo o habitáculo. Atrás, oferece uma bagageira com 345 litros de capacidade, um número que cresce até aos 1310 litros com o rebatimento total da segunda fila de bancos.

Vai chegar a Portugal

O BYD Dolphin está quase a «aterrar» no mercado europeu, com a marca chinesa a confirmar que as pré-vendas vão ter início no verão e que as primeiras entregas vão decorrer no último trimestre do ano.

Os preços ainda não foram revelados, mas sabe-se que o Dolphin (e o Seal) estará à venda no mercado português até ao final deste ano em duas versões: uma com uma bateria mais pequena (capacidade por confirmar) e com preços a rondar os 30 000 euros e outra com uma bateria de 60 kWh cujo preço inicial deve situar-se em torno dos 36 000 euros.