Notícias Volkswagen quer adiar norma Euro 7 para 2026

Indústria

Volkswagen quer adiar norma Euro 7 para 2026

A norma Euro 7 continua a gerar discórdia. A Volkswagen pediu à União Europeia o adiamento da implementação da exigente norma anti-poluição.

A Volkswagen pediu que a implementação dos novos padrões de emissões Euro 7 da União Europeia seja adiada até pelo menos ao outono de 2026, cerca de um ano depois do que estava previamente planeado.

O objetivo da marca de Wolfsburgo é que todos os seus novos modelos estejam de acordo com os novos padrões até à segunda metade de 2027, pode ler-se na Automotive News Europe.

De acordo com a Volkswagen, é possível cumprir esse cronograma desde que a lei entre em vigor em meados de 2024, o que daria ao setor automóvel cerca de dois anos para implementar os padrões necessários para cumprir a Euro 7 nos novos automóveis.

Euro 7 para debater este ano

Recorde-se que os países da União Europeia e os decisores europeus vão negociar a proposta da Euro 7 ainda este ano, para que sejam impostos imites mais rigorosos para as emissões de gases dos automóveis e dos veículos pesados.

Skoda Octavia teste de emissões
© Skoda

A Euro 7 tem levantado muitas questões entre os construtores, que já fizeram saber que para cumprir com todas as imposições da norma vai ser necessário aumentar o preço dos automóveis.

Luca de Meo, diretor executivo do Grupo Renault e da Associação Europeia de Construtores de Automóveis (ACEA), já tinha alertado no início de 2023 que a Euro 7 vai levar a um aumento de 1000 euros no custo por veículo para os construtores, que se vai refletir num aumento de cerca de 2000 euros para os consumidores.

Antes disso, ainda em 2022, Oliver Zipse, que antecedeu a Luca de Meo na presidência da ACEA, também deixou o alerta:

Infelizmente, o benefício ambiental da proposta da Comissão Europeia é muito limitado, enquanto aumenta fortemente o custos dos veículos

Oliver Zipse, diretor executivo da BMW e antigo presidente da ACEA

Nem os pneus e os travões escapam

Outro dos «alvos» da Euro 7 são as partículas geradas durante as travagens e pelo desgaste dos pneus — que vão afetar tanto os automóveis a combustão como os elétricos —, que são responsáveis por grande parte das emissões de partículas emitidas pelos automóveis.

E neste capítulo, a Volkswagen também não tem dúvidas: “São necessários vários anos de prazo de entrega”, afirmou a fabricante germânica, citada pela Forbes.

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta