Notícias Oficial. Comandos físicos vão regressar aos volantes dos Volkswagen

Interiores

Oficial. Comandos físicos vão regressar aos volantes dos Volkswagen

Depois de muitas críticas, os comandos físicos vão regressar aos volantes dos Volkswagen. A promessa é de Thomas Schäfer, o CEO da marca.

Volkswagen Tiguan detalhe volante

Outrora um exemplo de ergonomia e facilidade de utilização, o interior dos Volkswagen tem vindo a ser alvo de críticas nos últimos tempos, muito por culpa da digitalização dos seus interiores e substituição dos comandos físicos nos seus volantes por outros de comando háptico.

Começou com a chegada da oitava geração do Golf em 2019, e apesar de poderem ser mais interessantes esteticamente — aparência mais sofisticada —, acabam por não ser os mais fáceis de usar.

As críticas parecem ter sido ouvidas pela marca alemã e foi o seu próprio diretor executivo, Thomas Schäfer, a anunciar que os volantes dos Volkswagen vão voltar a contar com… botões!

A NÃO PERDER: Contámos mais de 20 botões num volante de um Fórmula 1. Para que servem?
Volkswagen Golf R detalhe volante
Em 2019 o Golf tornou-se no primeiro Volkswagen a ter comandos hápticos no volante. Desde então outros modelos passaram a contar com esta solução, mas as críticas à sua utilização mantêm-se.

Numa publicação na rede social Linkedin, Schäfer afirmou: “Estamos a simplificar a utilização dos nossos modelos. Por exemplo, vamos trazer de volta os botões dos volantes (…) é isso o que os consumidores querem da Volkswagen”.

Uma tendência crescente, mas com fim à vista?

Em parte esta decisão vem dar razão à teoria de Jony Ive, ex-chefe de design da Apple. Recentemente Ive afirmou que os botões deverão regressar ao interior dos automóveis e que será o próprio mercado a «obrigar» a esse regresso.

Ora, tendo em conta esta decisão da Volkswagen, parece que Ive não estava totalmente errado.

Contudo, e infelizmente para os apologistas da boa usabilidade, a Volkswagen não parece ter nos planos o regresso dos comandos físicos da climatização. Desta forma, continuará a ser necessário recorrer ao ecrã do sistema de infoentretenimento.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volkswagen Corrado?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Corrado: recordar um ícone germânico
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Volkswagen Corrado: recordar um ícone germânico