Notícias É o novo Volkswagen Golf 2024. Conheça todas as novidades

Apresentação

É o novo Volkswagen Golf 2024. Conheça todas as novidades

O Volkswagen Golf 2024 retocou a imagem e reforça argumentos a vários níveis. Há também mudanças no interior em resposta às críticas.

Volkswagen Golf 2024 - Nova versão junto das gerações anteriores
© Volkswagen

Em março de 1974 saía da linha de produção de Wolfsburgo, o quartel-general da Volkswagen, a primeira unidade de um carro que se tornou uma lenda viva. Hoje ficamos a conhecer a renovada oitava geração do Golf, com motores melhorados, design atualizado e novo sistema de infoentretenimento, que estará à venda a partir de março.

Com 37 milhões de unidades postas a circular em todo o mundo ao longo de meio século, é seguro dizer que se vendeu um Golf em algum lugar do planeta nos todos os dias dos últimos 50 anos. O familiar compacto tem sido tão importante para o fabricante alemão que quase se pode considerar uma marca dentro da Volkswagen.

Nunca ao longo destas cinco décadas houve saltos quânticos estilísticos no momento do «render da guarda» de uma qualquer geração do Golf e isso volta a não acontecer. Até porque este «novo» Golf 2024 é um facelift e não um automóvel totalmente novo.

No exterior notamos a presença de um traço mais reto e estreito na parte interior dos faróis dianteiros em LED — há a possibilidade de escolher o sistema IQ.Light LED, com um feixe de máximos com até 500 m de alcance. O logótipo da marca ao centro também pode ser iluminado, o que acontece pela primeira vez no mercado europeu.

Logótipo volkswagen dianteiro iluminado
© Volkswagen O logótipo da Volkswagen pode ser, opcionalmente, iluminado.

Na traseira também podem figurar as novas óticas 3D LED, com efeitos de boas-vindas ou despedida e cuja animação pode ser configurada — com três opções disponíveis — através do sistema de infoentretenimento.

Sistema de infoentretenimento renovado

A bordo do Volkswagen Golf 2024, o destaque vai para os novos hardware e software do sistema de infoentretenimento, que entra aqui na sua quarta geração (MIB4).

A Volkswagen ouviu as críticas e anuncia um funcionamento mais simples e intuitivo, graças aos novos gráficos e a uma nova estrutura do menu no ecrã tátil. Este pode ser de 10,4″ ou, nas versões de topo, de 12,9″.

O ecrã é dividido em duas barras táteis na parte superior e inferior, com o menu inicial ao centro, permitindo atribuir funções favoritas de acesso direto na barra superior e no menu inicial.

sistema infoentretenimento
© Volkswagen

A vantagem desta nova configuração está no facto de ambas as barras de comandos ficarem sempre visíveis, mesmo quando se abrem várias funções na forma de aplicações no menu inicial.

Os engenheiros alemães garantem, por outro lado, que o sistema MIB4 é muito mais rápido e as superfícies deslizantes de comando da temperatura e volume do áudio passaram a ser retroiluminadas, colmatando uma falha das primeiras gerações do MIB. O head-up display continua disponível em opção.

É possível usar os botões do redesenhado volante multifuncional para escolher entre duas configurações gráficas básicas para a instrumentação: “Clássica” (com mostradores redondos) e “Progressiva” (com blocos).

A área à volta de ambas as opções pode ser usada para mostrar o mapa da navegação ou os sistemas de assistência, enquanto no seu interior podem ser mostradas diversas outras informações. As versões GTI, GTE e R-Line contam com perfis de informação específicos.

Também houve uma evolução nos sistemas de assistência à condução. Em destaque está a possibilidade de efetuar o estacionamento (entrada e saída em lugares livres) de forma remota e controlando o movimento do Golf através de um smartphone. Ou seja, a partir do exterior do veículo.

Outro dos destaques está na possibilidade de fundir as imagens captadas por quatro câmaras que depois produzem uma imagem 360º no ecrã central.

Híbrido plug-in com 100 km de autonomia elétrica

No caso do chassis e das caixas de velocidades não há alterações no Golf 2024, mas a gama de motorizações apresenta algumas novidades.

As versões híbridas plug-in passam a usar uma nova evolução do motor 1.5 turbo (de geometria variável) e em parceria com uma caixa automática DSG de dupla embraiagem com seis velocidades.

Além disso, contam também com uma nova bateria de 19,7 kWh — a anterior era de 10,6 kWh — que permite que a autonomia elétrica de ambas as versões — eHybrid de 204 cv e GTE de 272 cv — ronde os 100 km.

Volkswagen Golf GTE a carregar
© Volkswagen A bateria dos Golf híbridos plug-in é maior, pelo que a velocidade de carregamento também subiu. O carregamento pode agora ser efetuado em corrente alternada (AC) a 11 kW — anteriormente era apenas a 3,6 kW. Ou, numa alternativa mais rápida, em corrente contínua (DC) até 50 kW, que não existia na anterior geração.

Interessante é também a autonomia total de até 1000 km, proporcionada pelos novos híbridos plug-in da família Golf 2024.

Gama de motores atualizada

No acesso à gama, os motores 1.5 eTSI, disponíveis com 115 cv e 150 cv, já dispõem de tecnologia de 48 V e do sistema de desativação de cilindros. Ambos estão acoplados a uma caixa automática DSG de dupla embraiagem com sete velocidades. Este mesmo bloco, mas numa versão sem sistema de 48 V, é montado nos 1.5 TSI com caixa manual e potência idêntica.

A versão 2.0 TSI — que chega apenas em 2025 e terá tração às quatro rodas — passará a estar disponível com mais potência: 204 cv, mais 14 cv do que no seu antecessor.

Quanto aos Diesel, os dois 2.0 TDI mantêm as versões de 115 cv (com caixa manual de seis velocidades) e de 150 cv (com DSG de sete velocidades). A carrinha Golf Variant estará disponível com todos os motores eTSI, TDI e TSI até 204 cv.

E o Golf GTI?

No que diz respeito às opções mais desportivas da gama, o Volkswagen Golf GTI mantém o motor 2.0 turbo e a caixa DSG de sete velocidades — a opção manual deixou de estar disponível. A novidade está no aumento de potência, contando agora com 265 cv, mais 20 cv do que antes.

Na segunda metade de 2024, no entanto, é iniciada a comercialização da versão GTI Clubsport e do Golf R, nos dois formatos de carroçaria.

Sabe esta resposta?
Em que geração do Volkswagen Golf foi baseado o protótipo Golf GTI W12-650?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o Golf GTI mais radical de sempre
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o Golf GTI mais radical de sempre