Encontre o seu próximo carro Pisca Pisca

Notícias Ford Kuga 2024. Versão híbrida tem bateria minúscula que faz 64% do trabalho

Apresentação

Ford Kuga 2024. Versão híbrida tem bateria minúscula que faz 64% do trabalho

O Ford Kuga 2024 ficou mudou e ganhou sistemas híbridos revistos. Objetivo? Regressar à liderança entre os híbrido plug-in na Europa.

Ford Kuga Active 3/4 de frente
© Ford

A Ford já divulgou as primeiras imagens do Ford Kuga 2024. Não é um modelo totalmente novo mas há várias novidades. Da estética à tecnológicas, passando pelas motorizações híbridas que foram revistas.

O objetivo desta atualização é claro: dar um «novo alento» ao modelo híbrido plug-in que em 2021 e 2022 foi líder de vendas na Europa. O motor Diesel também desapareceu e a versão híbrida poderá ganhar mais destaque — todos os detalhes mais adiante neste artigo.

O interior também mudou substancialmente. Mas vamos começar pelo exterior e pelas novidades estéticas.

Ford Kuga 2024 de cara lavada

De caras, a maior novidade exterior é a… cara do Kuga, herdando a mesma do «irmão» norte-americano Escape.

A secção dianteira é totalmente nova, com novos grupos óticos e uma grelha de maiores dimensões, onde está orgulhosamente instalado o logótipo da marca — solução que já vimos, por exemplo, no Focus.

Ford Kuga Active e ST-Line
© Ford

No topo da grelha frontal, a ligar os dois grupos óticos passa a estar uma linha horizontal em LED, que compõe o desenho das luzes de condução diurna e contribui para o visual mais sofisticado do Ford Kuga. Na secção traseira as novidades incluem novos para-choques e um novo desenho interior dos grupos óticos.

Active é novidade

Podemos encontrar mais diferenciação estética entre as várias versões do Ford Kuga 2024, que se dividem em Titanium, ST-Line e ST-Line X, e a novidade Active.

O Kuga Active apresenta-se com um visual mais aventureiro. Além de para-choques específicos, tem também altura ao solo superior em cerca de 10 mm à frente e 5 mm atrás, para facilitar a exploração de novos trilhos. E no habitáculo, há uma decoração especifica para os assentos e para os tapetes.

Para quem prefere uma imagem mais desportiva e não tão aventureira, continua a estar disponível o ST-Line. O padrão da grelha frontal é distinto e tanto os para-choques como as jantes também contam com um novo desenho.

Interior com poucas novidades

Se por fora não é muito difícil distinguir o Kuga 2024 do que está atualmente em comercialização, por dentro pode ser um pouco mais difícil: o ambiente a bordo não mudou muito.

Ford Kuga ST-Line interior
© Ford

No entanto, é fácil reparar no novo ecrã tátil com 13,2” de diagonal de imagem, que está presente em todas as versões.

Através deste, é possível comandar o sistema SYNC 4, que é o mais recente da Ford e que já inclui uma ligação permanente à cloud. Desta forma, tanto o sistema de navegação como o próprio Kuga poderão receber atualizações remotas (OTA ou over-the-air) sempre que necessário.

Esta é também a ligação que permite aceder às informações do carro através de uma aplicação no smartphone. Quando estiver a bordo, as ligações disponíveis através de Apple CarPlay ou de Android Auto já são efetuadas sem a necessidade de cabos.

Ainda no habitáculo, o Ford Kuga mantém o espaço e a versatilidade do seu antecessor, que não dispensa a regulação longitudinal dos assentos traseiros. Com esta solução, os assentos podem deslizar cerca de 15 cm, permitindo optar entre mais espaço para as pernas ou um máximo de 553 litros de capacidade na bagageira.

Híbrido plug-in mais potente, mas Diesel desaparece

O Ford Kuga foi o híbrido plug-in (PHEV) mais vendido na Europa em 2021 e 2022 — ainda não temos os dados de 2023 para confirmar se conseguiu o hat-trick —, e por isso, talvez não surpreenda que a marca da oval azul tenha dedicado especial atenção a esta no Kuga 2024.

O Kuga PHEV mantém o motor de 2,5 l a gasolina (ciclo Atkinson), mas ganha um motor elétrico de tração de maiores dimensões e uma transmissão automática power-split melhorada. O resultado disto é que a potência máxima combinada suba até aos 243 cv — antes tinha 224 cv —, e o registo até aos 100 km/h baixou praticamente dois segundos, sendo agora de 7,3s.

O que não mudou foi a capacidade total da bateria, que mantém os 14,4 kWh, com a Ford a afirmar que o Kuga conseguirá circular entre 60 km e 69 km em modo puramente elétrico.

O outro híbrido da gama é o Kuga FHEV (Full Hybrid Electric Vehicle) que recebe os mesmos melhoramentos do PHEV a nível mecânico, mas a Ford não anuncia ganhos de potência, que se deve manter, assim, nos 190 cv.

A bateria é muito mais pequena (1,1 kWh), sendo um híbrido com função de autocarregamento (não necessita de ligar à tomada). Consegue locomover o Kuga em modo totalmente elétrico, mas a sua função está mais direcionada para ajudar o motor de combustão. Continua a estar disponível em versões de tração dianteira ou integral.

Para o Kuga FHEV, a Ford anuncia uma autonomia máxima de 900 km com um depósito de combustível, sendo que consegue circular em cidade em modo elétrico em até 64% de todas as deslocações.

Em alternativa às versões híbridas, a Ford propõe uma versão equipada apenas com um motor a gasolina que, neste caso, é um EcoBoost de 1,5 litros, com 150 cv de potência.

O que não encontramos no Ford Kuga 2024 é uma motorização Diesel, ou EcoBlue, na linguagem da marca. O Kuga junta-se, assim, ao grupo cada vez maior de modelos da classe que prescindiram deste tipo de motorização.

Ford Kuga Active 3/4 de traseira
© Ford Nas versões híbridas, a capacidade de reboque foi melhorada em mais de 30%, sendo de agora 2100 kg, o melhor valor da classe, diz a Ford.

Quando chega?

O Ford Kuga 2024 continuará a ser produzido na fábrica da marca localizada próximo de Valência, em Espanha. As primeiras unidades ficam disponíveis ainda durante este primeiro mês de 2024.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentada a primeira geração do Ford Fiesta?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nada é eterno. Recordamos quase 50 anos de história do Ford Fiesta