Notícias Depois de Wörthersee, os Volkswagen GTI regressam a «casa»

Eventos

Depois de Wörthersee, os Volkswagen GTI regressam a «casa»

A cidade mãe da Volkswagen, Wolfsburgo, será agora o palco para o encontro anual dos maiores entusiastas da marca e do lendário Golf GTI.

Volkswagen ID GTI Concept
© Volkswagen

Depois de mais de 40 anos a comemorar a existência de todos os Volkswagen GTI, as margens do Lago Wörthersee, na Áustria, vão ficar mais calmas.

O encontro anual dos entusiastas da Volkswagen e dos GTI deixou de ser bem-vindo no município de Maria Wörth. O anuncio foi feito no início deste ano, com o município a afirmar que iria deixa de acolher o evento.

Entre as razões apontadas para esta decisão, está o desejo do município de adotar uma imagem mais sustentável e amiga do ambiente. Ou seja, não muito compatível com este tipo de encontros.

Volkswagen GTI
Coming Home - Reloaded
© Volkswagen

No entanto, ciente da importância e dimensão deste evento, a própria Volkswagen decidiu que tinha de encontrar uma solução. Por isso, optou por convidar todos os participantes do GTI Meeting para a sua própria «casa», a cidade de Wolfsburgo (Alemanha).

E agora, o primeiro GTI Meeting na «casa» da Volkswagen já tem data marcada: 26 a 28 de julho de 2024, no último fim de semana do mês.

O espaço físico do próximo GTI Meeting será nas imediações do estádio do VfL Wolfsburg, com toda a organização deste evento a ser feita em conjunto com a Autostadt.

“O GTI não é o único ícone — ao longo das décadas, o GTI Meeting conquistou igualmente um estatuto de culto. Sentimos que é importante dar à comunidade GTI uma nova casa na sede da nossa marca, aqui em Wolfsburg!”

Imelda Labbé, Membro do Conselho de Administração para Vendas, Marketing e Pós-Venda

A próxima edição do GTI Meeting ainda não está definida em termos de agenda. No entanto, a Volkswagen já adiantou que, além de apresentações de novos modelos, espetáculos e encontros de clubes, existirão muitas outras atividades e surpresas para os maiores entusiastas do GTI.

Uma sigla de culto

Como todos sabemos, a sigla GTI não é exclusiva da Volkswagen, uma vez que existem mais marcas a utilizar esta mítica combinação de três letras. No entanto, foi com o lançamento de uma opção mais desportiva da primeira geração do Volkswagen Golf, em 1976, que esta começou a ganhar destaque:

O Volkswagen Golf GTI é hoje um objeto de culto, tal como o que podemos ver neste vídeo em que o Guilherme teve oportunidade de o conduzir.

Atualmente, já se encontra na sua oitava geração e pouco ou nada tem a ver com o original, mas ainda há detalhes que a marca mantém presentes, para que a ligação ao original nunca se perca.

Clássicos Este foi o Golf GTI mais radical de sempre

Depois de anos a representar a designação Grand Touring Injection, no entanto, esta vai deixar de fazer sentido com a chegada do primeiro GTI 100% elétrico. Deixa de fazer sentido usar a palavra Injection (injeção).

Descubram o que o “I” em GTI vai passar a significar: