Notícias Stellantis Pro One quer dominar o mundo. Estas são as ferramentas

Veículos comerciais

Stellantis Pro One quer dominar o mundo. Estas são as ferramentas

A renovada gama de comerciais da Stellantis Pro One já está na estrada. Fomos conhece-la e descobrir as diferenças entre toda a oferta.

gama Stellantis Pro One
© Stellantis

A Stellantis está determinada em dominar o mundo dos veículos comerciais ligeiros, com a sua nova unidade de negócios e estratégia designada por Stellantis Pro One, que foi apresentada em outubro do ano passado.

Na altura, foi anunciada a união de seis marcas do grupo: Citroën, Fiat Comerciais, Opel/Vauxhall, Peugeot e Ram. Agora chegou o momento de conhecermos a grande maioria dos novos modelos desta “ofensiva sem precedentes”.

Para isso, a Stellantis levou-nos até à histórica fábrica de Rüsselsheim, na Alemanha, onde nos aguardavam 12 novos modelos para um primeiro contacto. Ou seja, três formatos (pequeno, médio e grande), com quatro interpretações diferentes (Citroën, Fiat Profissional, Peugeot e Opel), todos equipados com motores elétricos.

Esta aposta nos comerciais por parte da Stellantis é justificada pelos resultados: representam um terço dos lucros de todo o grupo e, apenas em 2023, acumularam 1,7 milhões de unidades entregues.

A Europa e a América Latina estão empatados no topo em número de vendas, seguindo-se a África, o Médio Oriente e, por fim, a América do Norte.

A ambição não se fica por aqui. Segundo o plano Dare Forward 2030 da Stellantis, o objetivo é o de duplicar o valor global das receitas referentes aos veículos comerciais, entre 2021 e 2030. Para ir de encontro a essa meta, a Stellantis Pro One renovou em simultâneo (praticamente) toda a gama.

Parece um momento digno de um «ataque dos clones», mas as alterações visuais efetuadas deram novas «caras» aos modelos que os aproximam da imagem de família das marcas respetivas. E também é possível encontrar algumas diferenças nos respetivos habitáculos.

Citroën

A Citroën destacou, neste evento, a sua história centenária em veículos comerciais e também a gama atual: Berlingo Van, Jumpy e Jumper, além do pequeno AMI Cargo.

Há motorizações a combustão, 100% elétricas e até movidas a hidrogénio, que são conjugadas com diferentes configurações em termos de carroçaria.

Um dos maiores destaques vai para a presença dos assentos Citroën Advanced Comfort do Berlingo Van, por exemplo, com espuma de alta densidade e um melhor apoio, destinados a oferecer um nível de conforto mais elevado.

No Berlingo Van 100% elétrico — 136 cv e bateria de 50 kWh —, a autonomia ronda os 343 km (WLTP). Sendo que esta está disponível em três versões, com dois formatos de carroçaria, uma delas para carga ou passageiros.

No equipamento, as novidades vão para a nova consola central para o smarthphone, que o permite integrar com o sistema do carro e para o espelho retrovisor com imagens de duas câmaras diferentes.

Fiat Professional

Do lado da Fiat Professional é também destacado mais de um século de história nos veículos comerciais, com o Fiat 24 hp de 1903 a dar início a este percurso. A sua gama atual é composta pelos modelos Doblò, Scudo e Ducato, sendo este último o mais destacado.

A primeira geração do Fiat Ducato foi apresentada em 1981, como o primeiro veículo comercial ligeiro de tração dianteira, já equipado com um motor Diesel de injeção direta. Mais de 40 anos e mais de 3,5 milhões de unidades comercializadas, o Ducato está já na sua quarta geração e continua a ser o modelo mais desejado como base de conversão para autocaravanas (pelo 16.º ano consecutivo) na Europa.

Claro que o Ducato também conta com diversas hipóteses de configuração, graças a quatro comprimentos de chassis e uma carroçaria com três hipóteses de altura.

Na sua versão 100% elétrica, vem com uma bateria de 110 kWh, com possibilidade de carregamentos rápidos (DC) até 150 kW e anuncia uma autonomia máxima de 420 km (WLTP). O motor tem uma potência máxima de 270 cv e um binário de 410 Nm.

Durante o evento da Stellantis Pro One e ao volante do Fiat e-Ducato, pude comprovar que a câmara traseira oferece uma visão de tudo o que se passa «lá atrás», com as imagens a serem disponibilizadas no espelho retrovisor digital ou no enorme ecrã tátil central de 10”.

Opel

A «jogar» em casa, na fábrica de Rüsselsheim, a Opel recorda que, em termos de história, já são mais de 125 anos no currículo e que, atualmente, a sua gama de modelos eletrificados já conta com 15 propostas.

No que diz respeito aos veículos comerciais, a escolha recai nos mesmos três formatos, mas com os nomes Combo, Vivaro e Movano. O Vivaro já se encontra em comercialização em versões com motor de combustão, 100% elétricas e até movidas a hidrogénio, com uma autonomia superior a 400 km.

A adição mais recente à gama de comerciais da Opel é o Rocks Electric Kargo, o irmão «gémeo» do Citroën AMI.

Saiba mais: Stellantis renova de uma assentada todos os seus comerciais. O que mudou?

A gama comercial da Opel também acaba de ficar visualmente mais próxima à gama de carros de passageiros, ao receberem a identidade Opel Vizor, na secção dianteira.

Como elementos característicos da marca, destaque para a presença do sistema de iluminação Intelli-Lux LED Matrix.

Na Opel, é o Vivaro — furgão de tamanho médio — que é dado destaque, oferecendo quatro configurações de carroçaria e duas hipóteses de escolha em termos de comprimento.

Peugeot

A quarta marca em destaque neste evento da Stellantis Pro One é a Peugeot. A marca francesa dá maior destaque ao seu modelo mais pequeno, o Partner. Precisamente aquele que também sai da linha de montagem da fábrica de Mangualde.

O Peugeot Partner é até o que já tivemos oportunidade de conduzir na sua versão a hidrogénio.

Além das diferenças visuais (sobretudo à frente), o habitáculo também já conta com uma versão adaptada do conhecido i-Cockpit que a Peugeot inclui nos seus novos modelos. Inclui um volante de tamanho mais compacto e um painel de instrumentos sobrelevado, para garantir uma melhor visualização.

Em termos de equipamento está presente um painel de instrumentos digital e um ecrã tátil central, além do espelho retrovisor digital com imagens da câmara traseira.

O Peugeot E-Partner, na versão 100% elétrica, tem um motor de 136 cv e 270 Nm, que é alimentado por uma bateria de 50 kWh, suficiente, segundo a marca, para garantir uma autonomia máxima de 343 km. No volante, estão presentes hastes que permitem regular a intensidade do sistema de regeneração, num total de três níveis.