Notícias Stellantis quer ultrapassar Ford nos veículos comerciais. Como o vai fazer?

Veículos comerciais

Stellantis quer ultrapassar Ford nos veículos comerciais. Como o vai fazer?

A Stellantis acaba de revelar a Pro One, a nova ofensiva estratégica para o mundo dos veículos comerciais e que engloba seis marcas do grupo.

Stellantis Pro One - Fiat E-Ducato
© Fiat

Stellantis Pro One foi o nome escolhido para identificar a nova unidade de negócios e estratégia dedicada aos veículos comerciais do gigante automóvel.

Trata-se de uma nova era para a Stellantis, que vai incluir uma otimização da oferta de serviços e frotas para empresas. O objetivo é assumir uma posição de liderança mundial na produção de veículos comerciais. Mas, para isso, terá de destronar a Ford Pro.

Segundo a Stellantis, os seus números de vendas globais de veículos comerciais ligeiros em 2022 ascenderam a 1,6 milhões de unidades. Um valor que ficou abaixo dos quase 1,9 milhões de unidades registados pela marca norte-americana. A fechar o pódio temos a Toyota.

Stellantis Pro One - Fiat E-Ducato
© Fiat

Para isso, a execução deste plano tem como ambição duplicar as receitas líquidas de veículos comerciais até 2030. No entanto, segundo Jean-Philippe Imparato — que divide a direção da Alfa Romeo com a unidade de veículos comerciais ligeiros da Stellantis —, alcançar a meta de dois milhões de unidades é um cenário “possível” até 2027.

Nos valores registados já este ano, até ao final do mês de agosto, as vendas do grupo aumentaram cerca de 5%, correspondendo a 1,1 milhões de unidades.

“Seis marcas, uma força”

A oferta da recém-criada unidade de negócios Stellantis Pro One engloba a gama de veículos de seis marcas do grupo: Citroën, FIAT Comerciais, Opel/Vauxhall, Peugeot e Ram.

“Lançamos a Stellantis Pro One para alavancar a nossa inegável liderança em veículos comerciais com o conceito de ‘Seis Marcas, Uma Força’, negócio que representa um terço das receitas líquidas da Stellantis”.

Jean-Philippe Imparato, Diretor da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis

Entre a frota disponível estão furgões, pick-up e outras soluções de micromobilidade (que recorrem essencialmente a sistemas de propulsão elétricos). Além destas, já existem algumas soluções movidas a hidrogénio.

Para atingir os objetivos a Stellantis vai também renovar completamente a sua gama de veículos comerciais conectados, com apresentação marcada para o próximo dia 23 de outubro.

Stellantis Pro One - RAM EV
© RAM

Até ao final do ano será revelado, por exemplo, o novo Ram ProMaster EV, o furgão de grandes dimensões com motorização 100% elétrica «irmão» do Fiat Ducato.

E ao longo dos próximos dois anos, o mercado norte-americano — corresponde a 50% das vendas globais de veículos comerciais da Stellantis —, ainda vai conhecer a nova Ram 1500 REV (elétrica) e um novo modelo movido a hidrogénio.

Serviços disponíveis

Além dos veículos, os clientes da Stellantis Pro One também vão ter acesso a um conjunto de serviços de conectividade. Para a gama de automóveis elétricos existem as soluções de carregamento dedicadas e a gama de wallboxes da Free2Move eSolution. E tal como já acontecia antes, continuarão a estar disponíveis diversas soluções financeiras.

“À medida que as expectativas dos clientes se tornam mais complexas e diversificadas, estamos aqui para responder a cada necessidade específica com uma solução personalizada. A nossa missão é estar ao lado dos nossos clientes em todo o mundo e fornecer produtos e serviços que os ajudem a prosperar.”

Jean-Philippe Imparato, Diretor da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis

De notar ainda novos serviços como o que é proposto através da parceria da Stellantis com a Qinomic. Caso o objetivo de uma determinada empresa seja o de prolongar a vida útil de frotas existentes e não o investimento em veículos novos, vai ser possível efetuar uma conversão das motorizações de combustão interna para soluções eletrificadas mais eficientes.

Por fim, até ao final do próximo ano, todos os veículos comerciais da Stellantis Pro One vão ter uma ligação de dados integrada. Desta forma, ficam disponíveis as atualizações OTA (over the air) para os sistemas e serviços integrados, mas também fica assegurada a ligação à rede para que cada empresa possa controlar a sua frota da melhor forma.

Logótipo Stellantis Pro One
© Stellantis

Apenas no que diz respeito aos serviços conectados, a Stellantis, ao abrigo do plano Dare Forward 2030, prevê receitas de cinco mil milhões de euros até 2030. E para esse objetivo a Stellantis Pro One será fundamental; afinal, representa um terço das receitas líquidas da Stellantis.