Notícias Os segredos da super plataforma da Stellantis que promete até 800 km de autonomia

Apresentação

Os segredos da super plataforma da Stellantis que promete até 800 km de autonomia

A STLA Large, a nova plataforma da Stellantis, vai dar origem a oito novos modelos até 2026. A estreia será feita com a Dodge e com a Jeep.

STLA Large
© Stellantis

A Stellantis acaba de apresentar a plataforma STLA Large, que estará na base dos elétricos de topo do grupo e que promete autonomias de até 800 km. Permitirá recordes de autonomia, mas também dos números de aceleração para os modelos 100% elétricos do Grupo.

Disponível nas arquiteturas elétricas de 400 V e 800 V, esta base dedicada a veículos 100% elétricos é, de acordo com a Stellantis, a “plataforma nativa BEV (elétrico a bateria) mais flexível da indústria”.

Destinada a berlinas, crossovers e SUV dos segmentos D e E, esta plataforma vai estrear-se na Dodge e na Jeep, com os lançamentos seguintes a pertencerem à Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.

Até 2026 serão lançados oito modelos com base nesta nov plataforma STLA Large da Stellantis.

STLA Large
© Stellantis

Segunda plataforma a ser revelada

A STLA Large é uma de quatro plataformas globais que a Stellantis apresentou no EV Day 2021 e que protagonizam o plano estratégico Dare Forward 2030 do consórcio industrial liderado pelo português Carlos Tavares.

Depois da STLA Medium, que está na base do novo Peugeot 3008/e-3008, a STLA Large é a segunda plataforma a ser apresentada e terá versões multi-energias, que vão permitir acomodar motorizações híbridas e de combustão interna.

Muito flexível, esta plataforma foi pensada para que seja possível ajustar a distância entre eixos, o comprimento total, a largura, a altura e até a distância ao solo, para que assim, cada construtora do universo Stellantis possa adaptá-la aos seus modelos e ao seu público-alvo.

  • Amplitude do comprimento total: 4764-5260 mm
  • Amplitude da largura total: 1897-2030 mm
  • Amplitude da distância entre eixos: 2870-3075 mm
  • Amplitude da distância ao solo: 140-288 mm
  • Diâmetro máximo de pneu: 32,6″ (858 mm)

Até 800 km de autonomia

Além da flexibilidade ao nível da dimensão e da configuração de motores, tração (admite tração dianteira, traseira e integral) e suspensões, a plataforma STLA Large também vai permitir o recurso a vários packs de baterias, cujas capacidades podem variar entre os 85 kWh e os 118 kWh.

STLA Large
© Stellantis

Contudo, a Stellantis confirma que o objetivo para esta plataforma é “uma autonomia global de 800 km para as berlinas” e promete velocidades de carregamento de até 270 kW em corrente contínua (DC), com o sistema de 800 V.

E a potência?

A juntar a isso, a Stellantis garante que a STLA Large “tem o potencial de suportar uma potência extrema que superará qualquer um dos motores V8 Hellcat atuais” e que a “geração inicial de componentes de propulsão tem o potencial de proporcionar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h na ordem dos dois segundos”.

São promessas muito interessantes, sobretudo se tivermos com conta que o motor V8 Hellcat mais potente da atualidade entrega 1040 cv de potência máxima, no Dodge Challenger SRT Demon 170, ainda que para isso tenha que recorrer a combustível E85 (85% etanol e 15% gasolina).

Resta agora saber qual o elétrico que vai estrear esta nova plataforma, com a certeza de que virá da terra do «Tio Sam», seja da Dodge ou da Jeep.