Notícias Novo BMW X1 M35i. Nunca tinha existido um X1 assim

Apresentação

Novo BMW X1 M35i. Nunca tinha existido um X1 assim

A BMW acaba de apresentar o X1 M35i, que pela primeira vez recebe o tratamento da BMW M. Chega em novembro.

BMW M35i
© BMW

Pela primeira vez vamos ter um BMW X1 com a famosa letra M, que identifica as versões mais desportivas da marca de Munique: chama-se BMW X1 M35i xDrive e chega a Portugal em novembro.

Já disponível no X2, esta versão M35i chega agora ao X1, e logo com o motor de quatro cilindros mais potente da gama da BMW, com 300 cv de potência na Europa. Noutros mercados, como o norte-americano, este motor sobe até aos 317 cv. Culpem as emissões.

Trata-se da mais recente evolução do motor a gasolina de 2.0 litros de quatro cilindros M TwinPower Turbo, que recebeu novas câmaras de combustão, uma nova árvore de cames e uma nova admissão, bem como melhorias ao nível da injeção e do sistema de ignição.

M35 traseira
© BMW

Além dos 300 cv de potência que surgem entre os 5750 e os 6500 rpm, esta mecânica entrega ainda um binário máximo de 400 Nm (entre as 2000 e as 4500 rpm), geridos por uma caixa automática de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades com função M Sport Boost.

A NÃO PERDER: Melhor que o Mercedes-Benz EQS? Conduzimos o novo BMW i7

Graças a isso, o BMW X1 M35i xDrive é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos, ao mesmo tempo que tem uma velocidade máxima limitada aos 250 km/h.

Ligações ao solo revistas

Para reforçar as ambições desportivas, a BMW deu a este SUV um chassis M adaptativo e uma suspensão com amortecimento variável, além de ter reduzido a altura ao solo em 15 mm.

BMW M35i xDrive jantes
© BMW

Quanto à travagem, fica a cargo de discos de 385 mm de diâmetro à frente e de 330 mm atrás, com as pinças (de quatro pistões à frente e uma pinça simples atrás) a surgiram pintadas de cinzento, com o logótipo da BMW M.

Porém, com o pack opcional M Sport Package Pro, as pinças de travão passam a estar pintadas de vermelho, para um aspeto mais desportivo.

Imagem a condizer

Tal como acontece com todas as propostas da BMW M, o X1 ganhou importantes atributos visuais que o distinguem das versões mais «convencionais» deste SUV.

Destacam-se os apontamentos em preto na grelha dianteira, nas molduras dos vidros, nas barras de tejadilho e nos espelhos retrovisores laterais, e claro, as jantes de 19”, que de forma opcional podem crescer até às 20”.

M35i frente
© BMW

A juntar a isso, o para-choques dianteiro ganhou entradas de ar de maiores dimensões, o para-choques traseiro recebeu um difusor de ar central e a linha de tejadilho foi prolongada com a ajuda de um spoiler.

Depois, e como já é uma espécie de tradição nas propostas assinadas pela BMW M, encontramos quatro saídas de escape com ponteiras com 80 mm de diâmetro cada.

Interior tem detalhes exclusivos

No interior também encontramos muitos elementos específicos da BMW M, a começar logo pelos revestimentos em Alcantara e pelos acabamentos em alumínio.

Entre o equipamento de série encontramos bancos com corte desportivo, mas de forma opcional podemos contar com bancos desportivos M com ajuste elétrico, com apoio de cabeça integrado e com o logótipo da M iluminado.

A NÃO PERDER: Agora é oficial. BMW confirma lançamento da nova M5 Touring

Tudo o resto é igual ao que encontramos nas restantes versões do X1, nomeadamente o conjunto de ecrãs que forma o BMW Curved Display da marca de Munique, que ainda assim conta com indicadores e grafismos específicos.

Quanto vai custar?

Tal como referimos acima, o novo X1 M35i xDrive vai chegar ao mercado nacional no próximo mês de novembro, mas a BMW ainda não divulgou os preços para Portugal.