Notícias Ferrari conquista vitória histórica nas 24 Horas de Le Mans

24h de Le Mans

Ferrari conquista vitória histórica nas 24 Horas de Le Mans

Depois de 50 anos afastada das provas de resistência, a Ferrari conquistou a vitória na edição centenária das 24 horas de Le Mans.

Ferrari 499p nas 24h de Le Mans
© Ferrari

A Ferrari fez história ao vencer a edição centenária da prova de resistência mais conhecida do planeta. Depois de 50 anos ausente desta modalidade, a equipa italiana regressou ao circuito de La Sarthe e conquistou a sua décima vitória nas 24 horas de Le Mans.

Depois dos sucessos registados em 1949, 1954, 1958 e de 1960 a 1965, a equipa italiana volta a inscrever o seu nome nesta histórica prova.

Com o número 51, o Ferrari 499P pilotado por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi completou um total de 342 voltas ao circuito francês.

Já o segundo carro da Ferrari AF Corse, com o número 50 e pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, ficou no quinto lugar da tabela, tendo sido o autor da Pole Position.

Com esta vitória e com o quinto lugar, a Ferrari mantém a segunda posição no WEC (FIA World Endurance Championship), a apenas 19 pontos da Toyota.

A marca nipónica não ficou longe, ao conquistar a segunda posição do pódio com o Toyota GR010 Hybrid #8, pilotado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa.

A terceira posição ficou entregue à equipa da Cadillac Racing, com os pilotos Earl Bamber, Alex Lynn e Richard Westbrook.

Portugueses em pista

O Porsche 963 da equipa Hertz Team Jota contava com António Félix da Costa no seu trio de pilotos, que chegou a liderar a prova. No entanto, um dos outros pilotos, o chinês Yifei Ye, acabou por sair de pista e dificultar a conquista de um bom resultado em prova.

O outro português em prova, Filipe Albuquerque, já é uma presença assídua e, este ano, foi um dos pilotos da United Autosports. Apesar disso, e também devido a um acidente, o carro #22 não conseguiu batalhar por uma vitória na sua categoria (LMP2).

Centenário em grande

Além de todas as comemorações organizadas para a edição do centenário das 24 horas de Le Mans, a meteorologia também deu o seu contributo. Logo das primeiras horas da prova, houve chuva torrencial e diversos acidentes, «baralhando» as posições e o trabalho das equipas.

Ferrari 499p nas 24h de Le Mans
© Ferrari

E, de certa forma, o desempenho das equipas — que fizeram o seu melhor para manter os carros em pista — só adicionaram carisma a esta prova. Ou seja, uma edição plena de emoção, para assinalar o centenário daquela que é considerada a prova de 24 horas mais conhecida do planeta.

Sabe esta resposta?
Em 1969, que piloto se recusou a correr para o carro no início das 24 horas de Le Mans?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Jacky Ickx. O homem que acabou com as «correrias» em Le Mans