Notícias Longa vida ao V12. Ferrari (claro que) dá as boas vindas aos combustíveis sintéticos

Indústria

Longa vida ao V12. Ferrari (claro que) dá as boas vindas aos combustíveis sintéticos

A exceção que a UE deu aos motores de combustão que usem combustíveis sintéticos a partir de 2035 foi muito bem recebida pela Ferrari.

Ferrari 812 Superfast motor V12
© Ferrari

Benedetto Vigna, o diretor executivo da Ferrari, já tinha comentado favoravelmente sobre a decisão da União Europeia (UE) em manter «vivo» o motor de combustão após 2035, recorrendo apenas e só a combustíveis sintéticos.

Agora, durante a conferência “Future of the Car” organizada pelo Financial Times, Vigna reforça essa mensagem, mesmo quando a maioria é crítica desta decisão.

Ferrari 812 Competizione em Goodwood
© João Faustino / Razão Automóvel

A Ferrari vai continuar a fabricar motores de combustão interna e, segundo o seu responsável máximo, o facto de serem alimentados por combustíveis sintéticos não entra em conflito com o objetivo traçado de serem neutros em carbono já em 2030.

“Pensámos que isto (decisão da UE) iria acontecer em 2025 ou 2026, mas aconteceu dois anos antes e isso é muito bom para nós, porque vão poder andar com um carro térmico que usa combustível neutro (em carbono).”

Benedetto Vigna, diretor executivo da Ferrari

Nunca esteve nos planos ser 100% elétrica

Os motores de combustão, sobretudo os V12, são uma das imagens de marca da Ferrari, e o construtor transalpino nunca teve intenções de abdicar destes.

No plano de negócios revelado pela Ferrari o ano passado, o objetivo é o de, em 2030, ter 80% da sua gama constituída por propostas híbridas e elétricas. Os restantes 20% continuarão a ser motivados exclusivamente por motores de combustão.

A Ferrari nunca anunciou planos para se tornar apenas num construtor de automóveis 100% elétricos.

Atualmente a Ferrari já conta com dois modelos eletrificados na sua gama: o SF90 Stradale/Spider e o 296 GTB/GTS. Ambos são híbridos plug-in. Em 2025 iremos conhecer o primeiro elétrico com o símbolo do Cavalino Rampante.

Fonte: Reuters